Foto: Cezar Fernandes/Petrobras
A Petrobras concluiu na quarta-feira (27) uma simulação de emergência na costa do Amapá. O exercício, chamado de Avaliação Pré-Operacional (APO), foi realizado na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial.
Leia também: Saiba o que será avaliado em simulação de vazamento de óleo no Amapá
A ação, que começou às 18h10 de domingo (24), testou a capacidade da empresa de conter vazamentos de óleo — etapa obrigatória para obter licença ambiental e iniciar a pesquisa de petróleo na região.
A operação aconteceu no bloco FZA-M-59, onde está o navio-sonda NS-42. Mais de 400 profissionais participaram da simulação, que contou com embarcações de apoio, helicópteros e um hospital de fauna montado em Oiapoque.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as equipes que acompanharam o exercício estão sendo desmobilizadas. Nos próximos dias, será iniciada a análise dos dados coletados nos postos de observação.
“Somente após a conclusão dessa análise, será elaborado um relatório técnico sobre a exequibilidade (ou não) do Plano de Emergência Individual (PEI) proposto pela empresa empreendedora. Não há prazo previsto para a conclusão dessa etapa”, informou o Ibama
Leia também: A dualidade da exploração de petróleo na Margem Equatorial: o que é e como afeta a Amazônia?
*Por Rafael Aleixo, da Rede Amazônica AP
