Portal Amazônia responde: o que é ‘Amazônia Continental’? 

Termo é um dos que designam uma das características que a Amazônia possui em relação ao tamanho de seu território.

Foto: Divulgação/Ideflor-Bio

A Amazônia Continental, também chamada de Amazônia Internacional ou Pan-Amazônia, compreende toda a área que corresponde ao bioma amazônico no norte da América do Sul, abrangendo uma área total de 7 milhões de km2.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Apesar de a floresta amazônica não ser exclusiva do Brasil, compreende uma área de 60% do país, e está presente em mais oito países da América do Sul: Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

“Um dos critérios para a sua delimitação é o bioma amazônico internacional e por isso contempla os nove países, pois são os países em que o bioma amazônico está circunscrito. Por isso essa ‘Amazônia internacional’ é um dos recortes da Amazônia”, explicou o doutor em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Deivison Molinari, ao Portal Amazônia.

Além disso, a Amazônia Internacional abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, formada pelo rio Amazonas e seus afluentes, possuindo um clima quente e úmido, com períodos chuvosos que chegam a durar seis meses.

Leia também: Conheça os principais afluentes do Rio Amazonas

Diferenças entre Amazônia Continental e Amazônia Legal

A Amazônia Continental se refere à área que corresponde à floresta amazônica em toda a América do Sul (presente nos nove países que possuem o bioma)

Já a Amazônia Legal refere-se à área da floresta localizada apenas no Brasil, abrangendo nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, parte do Mato Grosso e parte do Maranhão.

Leia também: Entenda a diferença entre Amazônia Legal, Internacional e Região Norte

*Por Rebeca Almeida, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Barco ou lancha: o que levar em viagem até Parintins? Veja dicas de quem tem experiência

A equipe do Portal Amazônia conversou com brincantes veteranos que preferem embarcar na jornada de barco de recreio, que pode durar de 18 a 24 horas. Confira as dicas:

Leia também

Publicidade