Portal Amazônia responde: o que é ‘Amazônia Continental’? 

Termo é um dos que designam uma das características que a Amazônia possui em relação ao tamanho de seu território.

Foto: Divulgação/Ideflor-Bio

A Amazônia Continental, também chamada de Amazônia Internacional ou Pan-Amazônia, compreende toda a área que corresponde ao bioma amazônico no norte da América do Sul, abrangendo uma área total de 7 milhões de km2.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Apesar de a floresta amazônica não ser exclusiva do Brasil, compreende uma área de 60% do país, e está presente em mais oito países da América do Sul: Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

“Um dos critérios para a sua delimitação é o bioma amazônico internacional e por isso contempla os nove países, pois são os países em que o bioma amazônico está circunscrito. Por isso essa ‘Amazônia internacional’ é um dos recortes da Amazônia”, explicou o doutor em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Deivison Molinari, ao Portal Amazônia.

Além disso, a Amazônia Internacional abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, formada pelo rio Amazonas e seus afluentes, possuindo um clima quente e úmido, com períodos chuvosos que chegam a durar seis meses.

Leia também: Conheça os principais afluentes do Rio Amazonas

Diferenças entre Amazônia Continental e Amazônia Legal

A Amazônia Continental se refere à área que corresponde à floresta amazônica em toda a América do Sul (presente nos nove países que possuem o bioma)

Já a Amazônia Legal refere-se à área da floresta localizada apenas no Brasil, abrangendo nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, parte do Mato Grosso e parte do Maranhão.

Leia também: Entenda a diferença entre Amazônia Legal, Internacional e Região Norte

*Por Rebeca Almeida, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade