Foto: Reprodução/Rede Amazônica AC
O Rio Acre iniciou o mês de novembro abaixo dos 3 metros, média abaixo do esperado para esta época do ano. A Defesa Civil de Rio Branco atribui à ausência de chuvas significativas nos primeiros dias do mês.
De acordo com o monitoramento feito pelo órgão, o rio encerrou o mês de outubro com 3,55 metros no dia 31. Já no dia 1º de novembro, o nível reduziu para 2,83 metros e caiu todos os dias do mês até o dia 06 de novembro, quando amanheceu com 1,72 metro, voltando a ficar abaixo dos 2 metros, nível este que o manancial se mantinha acima desde o dia 14 de outubro
O coordenador tenente coronel Cláudio Falcão explica que além da instabilidade de chuvas o solo extremamente seco também contribui para a redução.
“O Rio Acre já está com o abaixo de dois metros. Haja vista também que desde o dia 10 de outubro que nós estamos numa instabilidade onde o Rio Acre, lá no dia 11 de outubro até o dia 16, aumentou um 1,51 metro nesse intervalo de cinco dias. Da mesma maneira, nos últimos três dias ele decresceu um metro e meio. Então, tudo isso se dá pela instabilidade de chuvas e também pela pelo solo extremamente seco”, ressaltou.
A expectativa da Defesa Civil é que, até o fim da primeira quinzena de dezembro, quando o solo recuperar sua umidade, a região chegará ao fim da crise hídrica.
“As chuvas que têm ocorrido vão inchar com o solo. Dessa maneira, nós continuamos naquele período de seca extrema, onde nós já vínhamos trazendo essa seca desde o mês de maio. Então, ainda não melhoraremos. A previsão que nós temos para os próximos dias é de chuva abaixo da média, especialmente para o Baixo Acre. Isso também vai se refletir no rio. Possivelmente, nós vamos decrescer ainda da marca que nos encontramos no dia de hoje e ficaremos mais baixo ainda”, acrescentou Falcão.
A Defesa Civil permanece atenta à situação, com atendimento à população que foi afetada pela seca, além de monitorar o nível do rio. Ainda segundo o coordenador, a instituição também já inicia, simultaneamente, o planejamento de pré-cheia, em antecipação ao período de inverno.
“Então, a Defesa Civil continua operando, levando o socorro às comunidades rurais que estão desabastecidas de água potável para consumo, da mesma maneira na zona urbana e determinados bairros, para que o Saerb (Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco) leve a água para essas comunidades todas”, finalizou.
*Por Lucas Tadheu e Victor Lebre, da Rede Amazônica AC