Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 09 de agosto, o Programa REM MT destaca as ações do projeto ‘Jóias e Saberes da Floresta’, que realiza o fortalecimento do conhecimento tradicional e do protagonismo feminino nas aldeias
Saiba mais: Qual a origem do Dia Internacional dos Povos Indígenas?
Comprometido com pautas que valorizem e empoderem as mulheres indígenas, o programa apoia cerca de dez iniciativas voltadas para as mulheres indígenas de Mato Grosso, dentre elas, ‘Jóias e Saberes da Floresta’, que se destaca como um exemplo de valorização e preservação da cultura e dos saberes ancestrais das mulheres da região.
A execução do projeto, que é realizada especificamente por mulheres Rikbaktsa e Coordenado pela Associação Indígena das Mulheres Rikbaktsa (AIMURIK), começou a ser desenvolvido em 2022, alcançando 39 aldeias, dos territórios Erikbaktsa, Japuíra e Escondido, beneficiando em torno de 600 indígenas.
O objetivo principal da iniciativa foi o de atuar no fortalecimento e promoção do conhecimento tradicional sobre ervas medicinais e artesanato desenvolvido pelas mulheres, fortalecer as estruturas de gestão das associações que promovem o empoderamento feminino por meio do incentivo ao desenvolvimento de práticas produtivas e culturais, buscando o fortalecimento do conhecimento tradicional, medicinal e de artesanato nos territórios.
Leia também: Isabelle Nogueira fala sobre o Dia Internacional dos povos indígenas
Para alcançar esses objetivos deste projeto, foram realizadas diversas iniciativas como a realização de três oficinas para troca de experiências sobre ervas medicinais e artesanato, cinco expedições para coleta de plantas medicinais e matéria prima para produção de artesanato, capacitação em confecção de peças artesanais, capacitação em gestão de redes sociais e aquisição de materiais e equipamentos para melhorar a infraestrutura da associação AIMURIK.
Esse é um dos 100 projetos exclusivamente para os povos indígenas apoiados pelo Programa REM MT, que tem um subprograma específico para pessoas indígenas. A participação das mulheres indígenas nas ações e projetos apoiados pelo programa é expressiva e incentivada pelo REM MT.
Conheça o REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT também realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).
*Com informações de REM MT