Mato Grosso registra maior número de focos de incêndio em 2017, diz Inpe

Foto: José Medeiros/GCom MT
O Mato Grosso é o estado que lidera o ranking de focos de incêndio no País, segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2017. Ao todo, de janeiro até dia 30 de junho, foram registrados 5,1 mil focos em municípios do Estado. Segundo o Inpe, o Tocantins é o segundo colocado na lista, com 2,3 mil focos no mesmo período. As informações são do G1 Mato Grosso.

Em comparação com o mesma época do ano passado, o número de focos de incêndio diminuiu 23%. Nos seis primeiros meses de 2016, haviam sido registrados 6.742 focos no Mato Grosso. Na lista dos 10 municípios brasileiros com mais focos acumulados nos últimos cinco anos, metade é no Estado.

De acordo com o levantamento, os municípios de Nova Maringá (274 focos), Feliz Natal (237 focos), Nova Ubiratã (215 focos), Tangará da Serra (193 focos) e União do Sul (149 focos), tiveram os maiores índices registrados pelos satélites entre os anos de 2013 e 2017.

No Brasil, ainda no ranking aparecem os seguintes estados da Amazônia: Maranhão com 1,4 mil focos e Pará com 1,1 mil focos. Em relação à países na América do Sul, o Brasil registrou 7,5 mil focos, ocupando o primeiro lugar, seguido da Argentina,c om 1,8 mil focos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Primeira borracha feita com látex 100% da Amazônia é lançada no Brasil

De acordo com a Mercur, a iniciativa busca valorizar o trabalho de comunidades extrativistas e ampliar o portfólio de produtos com matérias-primas renováveis no setor educacional.

Leia também

Publicidade