Mato Grosso reduz 85,8% focos de calor no Pantanal nos primeiros cinco meses

Investimento em prevenção, capacitação e parceria com pantaneiros, surtem efeito na redução dos incêndios florestais

Mato Grosso reduziu em 85,8% os focos de calor identificados no Pantanal neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Também houve redução nos biomas Cerrado (28%) e Amazônia (26,3%).

O período analisado vai do dia 1º de janeiro a 20 de maio deste ano. O dado é do monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), compilado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).

Foto: Divulgação

Considerando todo o estado, sem distinção de bioma, a redução em comparação com o ano passado é de 33,6%, com 2.623 focos identificados em 2021, e 4.254 no ano passado, considerando o mesmo período.

Cerca de 90% dos focos de calor identificados estão localizados entre as mais de 150 mil propriedades privadas, aponta o levantamento. Cerca de 5% em áreas de assentamento, que são 668 em todo o território mato-grossense, 3,6% em Terra Indígena, e 1% em Unidades de Conservação.

A considerável redução é resultado da política do Estado de prevenção aos incêndios florestais, e de combate ao desmatamento ilegal – prática diretamente ligada ao uso do fogo. Ações preventivas como a conscientização e capacitação de pantaneiros para o uso consciente do fogo, parcerias com a comunidade, pousadas, e ação direta do Corpo de Bombeiros fiscalizando e atendendo aos chamados.

As ações de prevenção e combate ao fogo se intensificam com a aproximação do período proibitivo de queimadas, que foi antecipado em 15 dias pelo decreto estadual nº 938/2021. Fica proibido o uso do fogo em áreas rurais a partir do dia 1º de julho a 30 de outubro deste ano.

Foco de calor

Um foco de calor é um dado capturado pelos satélites de monitoramento do INPE que indica a ocorrência de um ou mais incêndios na mesma localidade. Os satélites de referência captam dados diários para compor a série temporal ao longo dos anos e assim permitir a análise de tendências nos números de focos para as mesmas regiões, e entre regiões em períodos de interesse. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade