Macaquinha da espécie sagui é nova atração do Parque Chico Mendes em Rio Branco

Espécie é considerada vulnerável pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). 

O Parque Ambiental Chico Mendes (PACM), em Rio Branco (AC), está com uma nova moradora: uma macaquinha da espécie Callimico goeldii, um sagui que, naturalmente, habita toda a região da bacia Amazônica, incluindo Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, além do Brasil.

Os mico-de-goeldis, também chamados de mico-preto, são pequenos primatas de hábito arborícola e diurno, que se alimentam de frutos, pequenos vertebrados e insetos. 

As mães dão à luz apenas um filhote por vez que, após uma gestação de 160 dias, dependerão por um longo tempo dos pais, até que se tornem independentes.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco

Fisicamente, são pretos, com uma pequena juba da mesma cor, pesando quase um quilo, medindo cerca de 25 centímetros (cm) de corpo mais 25 cm de cauda.

Infelizmente, os micos-pretos são considerados vulneráveis pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Por isso, os zoológicos possuem importante papel na conservação das espécies, pois além do banco genético, é possível trabalhar a reprodução e reintrodução de animais na natureza, como no caso da ararinha-azul.

A Alane Lindoso, administradora do Parque, disse que é uma felicidade poder receber a espécie.

“Nós ficamos muito felizes com a chegada do novo morador, do caçula dos primatas. Ela veio para agregar, para trazer mais pessoas para visitar nosso parque, para prestigiar a espécie. Ela foi recebida com muito carinho, por toda a equipe, pelos veterinários, e nós estamos aqui para falar para o público vir ver nossa macaquinha, para que vocês possam conhecê-la. É uma primata muito lindinha”,

falou.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco

A pequena macaquinha ainda não foi batizada pela equipe do parque, mas deve acontecer nos próximos dias. O médico veterinário Tallison Filipe confirma a importância da atuação da equipe do Parque.  

“Todos os animais do Parque são encaminhados pelo CETAS, através do IBAMA, após os trâmites legais. Quando chegam aqui, existe um trabalho de adaptação, incluindo a ambientação e a alimentação. Inclusive, por isso, é preciso ressaltar como é importante que os visitantes não ofereçam comida aos animais, já que isso pode prejudicar a saúde deles”,

explicou.

Serviço 

O Parque Ambiental Chico Mendes está aberto de terça a domingo, de 7h às 17h. Proporciona um ambiente para relaxar em família, entrar em contato com a natureza e, claro, conhecer a nova moradora do zoológico. 

Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa de Roraima ganha prêmio máximo em congresso internacional de química

A pesquisa trata da quantificação de paracetamol usando a inteligência artificial com o uso de um smartphone.

Leia também

Publicidade