Inscrição para Programa de Iniciação Científica do Inpa é prorrogada até nesta sexta-feira

Foto: Divulgação/Inpa

As inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/Paic) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), que encerrariam na última sexta-feira (31), foram prorrogadas. Aos candidatos interessados em se inscrever, nova data se estenderá até às 18h da próxima sexta-feira (7). O edital retificado traz ainda a novidade que cada orientador poderá inscrever até três estudantes.

Para participar da seleção do Pibic é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado em curso de graduação a partir do 2º período até o antepenúltimo período em Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas. A bolsa terá duração de 12 meses com vigência de agosto de 2017 a julho de 2018.

De acordo com o edital, um dos critérios para seleção é que os estudantes deverão apresentar desempenho acadêmico compatível com a finalidade da bolsa e não ter vínculo empregatício em empresa privada, órgãos do Estado e Prefeitura ou ser beneficiado por outro tipo e bolsa ou estágio durante a vigência deste Edital.

O selecionado também deverá dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa, obedecendo a um período mínimo de 20 horas semanais ao projeto. O valor mensal da bolsa será conforme tabela das Instituições financiadoras.

As grandes áreas e subáreas do conhecimento atendidas pelo Pibic/Paic no Inpa são: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (Exatas e Engenharias, Clima e Ambiente, Química de Produtos Naturais); Ciências Biológicas (Botânica, Saúde, Ecologia, Genética, Zoologia I e II); Ciências Agrárias (Agronomia e Recursos Florestais); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Educação Ambiental, Ciências Humanas e Sociais); Multidisciplinar.

São financiadores das bolsas o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

As inscrições podem ser feitas na Divisão de Apoio Técnico (Didat/Inpa), vinculada à Coordenação de Capacitação (Cocap), situada na sede do Inpa, no Campus I, com entrada pela Av. André Araújo, 2936 – Petrópolis. Para atender a demanda, o Didat atenderá por toda essa semana em horário especial das 8h às 12 e das 14h às 18h.

Para concorrer ao Pibic/Paic, a ficha de inscrição (disponível na página do Inpa em Fomulário Único para Cadastro de Pessoal) deve ser preenchida e assinada, além do formulário sobre a produção científica do orientador e a proposta de trabalho, que devem ser encaminhadas via impressa no ato da inscrição e em formato digital em PDF para o e-mail inscricao.pibic@inpa.gov.br. Veja no edital nº01/2017 outras condições para efetivação da inscrição.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail pibic.inpa@inpa.gov.br ou pelos telefones 3643-3147 / 3643-3149.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade