Ibama apreende madeira transportada ilegalmente da Amazônia em Minas Gerais

O material estava em transito da Amazônia para o Espírito Santo.

Na última quinta-feira (07), o Ibama apreendeu cerca de 57 m³ de madeira serrada da espécie Angelim Pedra no estado de Minas Gerais. O material estava em transito da Amazônia para o Espírito Santo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou, na BR-381, a carreta utilizada no transporte da madeira. Após verificação de indícios de irregularidade, a PFR encaminhou a ocorrência ao Instituto para apuração.

Foto: Ibama

Ao constatar desacordo entre a carga e as informações contidas no Documento de Origem Florestal (DOF), que deve conter dados como volume e espécies transportadas, a fiscalização do Ibama confirmou as suspeitas de que os produtos eram derivados de ilícito ambiental.

O motorista foi autuado em R$ 17.142,00 e liberado após procedimentos administrativos. A carreta e a madeira foram apreendidas, sendo a última, doada para a prefeitura de Sabará/MG, município mais próximo da ocorrência.

Para o superintendente do Ibama em Minas Gerais, Enio Fonseca, a apreensão demonstra a atuação da instituição neste período: “O Ibama continua ativo, mesmo durante a pandemia. Com adaptações, é verdade, estamos cumprindo com todas as nossas obrigações legais”. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa de professora paraense recebe Prêmio ‘Ciência pela Primeira Infância’

O estudo teve o propósito de pautar discussões acerca da garantia dos direitos à população infantil quilombola na Amazônia.

Leia também

Publicidade