A Operação Wazaká III, deflagrada na última semana pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aplicou R$ 275 mil foram aplicados em multas e embargou 2.155 hectares de terras. A ação, que ainda está em andamento, tem o objetivo de combater desmatamentos e queimadas ilegais ao longo da BR-319, no Amazonas.
Em sobrevoo pela região, foram identificadas e vistoriadas 48 áreas de floresta suprimida, que equivalem a aproximadamente 2,7 mil campos de futebol. Todas essas áreas foram embargadas para evitar ampliação do desmatamento e assegurar a regeneração natural da floresta.
Os infratores responsáveis identificados foram multados e as diligências ainda estão em curso para identificar e autuar os demais responsáveis, o que deve elevar o valor das multas aplicadas para mais de um milhão de reais. Nesta operação, também foi autuado o líder de uma invasão em estágio inicial, próxima ao KM 140 da BR-319, sentido Manaus-Porto Velho, no município de Careiro (AM).
O nome ‘Wazaká’ significa ‘a árvore da vida’ segundo a mitologia indígena da Amazônia, que teria dado origem às serras, montes, florestas, rios, animais e povos.