Hospital Regional do Baixo Amazonas recebe prêmio por ações ambientais

Foto: Divulgação/Agência Pará

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, recebeu o prêmio Amigo do Meio Ambiente, concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e entregue nesta quarta-feira (14) durante o IX Seminário Hospitais Saudáveis (SHS). A cerimônia foi no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP).

O projeto “Compostagem e Horta Orgânica”, do hospital paraense, foi um dos 15 melhores apresentados nesta edição, que teve a participação de mais de 110 projetos de todo Brasil. Além disso, o HRBA foi certificado com menção honrosa pelo projeto “Caracol, um giro ambiental hospitalar”. “Esse é um reconhecimento muito grande para o hospital e para o município de Santarém”, disse a diretora de Enfermagem do HRBA, Daniella Mengon.
O HRBA  tem vários projetos ambientais implantados, e muitos envolvem a comunidade. “Incentivamos os funcionários, dentro das atividades que cada um exerce no hospital, que apresentem ideias de como reduzir custos, reaproveitar os materiais e trabalhar a técnica usando materiais reaproveitáveis”, afirma a diretora.
O projeto “Compostagem e Horta Orgânica”, implantado em outubro de 2015, contribui para reduzir a quantidade de lixo orgânico destinado ao aterro sanitário do município e melhorar a alimentação oferecida aos usuários, acompanhantes e colaboradores. Em menos de seis meses, o projeto já reaproveitava 25% (cerca de uma tonelada) dos resíduos orgânicos gerados pelo hospital, transformando-os em adubo, que é usado em uma horta para produção de verduras e legumes. “Estamos contribuindo para o meio ambiente e para a melhoria da alimentação no hospital, estimulando a socialização e parcerias entre outras instituições”, explica Ádrea Moreira, uma das coordenadoras do projeto.

Foto: Divulgação/Agência Brasil
Novo uso – O projeto “Caracol, giro ambiental hospitalar” consiste no reaproveitamento de materiais usados no hospital, como tampas de medicamentos, para confeccionar diversos objetos e jogos educativos, como quebra-cabeças, cartões e agendas. O trabalho é de autoria de Waneide Ferreira, que é telefonista do HRBA e artesã.
Um coletor é colocado em áreas específicas do hospital, reservado especificamente para os materiais que podem ser reaproveitados. Após a coleta, é feita a higienização e, a partir deste processo, a artista dá nova forma aos objetos que seriam jogados no lixo. “Vamos fazer oficinas para aumentar ainda mais o reaproveitamento desses materiais. Essa iniciativa dá uma contribuição grandiosa para o sistema de gerenciamento de resíduos”, diz a responsável técnica pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos do HRBA, Sheila Oliveira.
Nesta quinta-feira (15), o HRBA vai receber um troféu de reconhecimento pela adesão do hospital à campanha “Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima”, coordenada pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis. Em 2013, o hospital recebeu o prêmio Amigo do Meio Ambiente pelas ações de sustentabilidade. Em 2015, ganhou, do Projeto Hospitais Saudáveis, uma placa comemorativa em reconhecimento aos esforços voltados para a redução dos impactos ambientais.
O Hospital Regional de Santarém é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do oeste do Pará. O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade