A divulgação da descoberto foi informada na sexta-feira (7) pelo Ministério da Cultura do Peru. “Após uma análise e estudos que realizamos, concluímos que os restos fossilizados pertencem a um tubarão de 400 milhões de anos”, disse o paleontólogo no Ministério da Cultura, Leonardo Zevallos, segundo informações do G1. “É o vertebrado mais antigo de que se tem registro no Peru”, acrescentou.
Os restos encontrados, que pertencem ao período Devoniano, são dois arcos mandibulares e uma barbatana, informou o pesquisador. As autoridades peruanas indicaram em um comunicado que após realizar comparações com “restos similares encontrados na Bolívia e nas Ilhas Malvinas, se determinou que os restos descobertos em Puno correspondem à associação Pucapampella-Zamponioteron”.
O Devoniano é conhecido como “a idade dos peixes”, já que nesse período apareceram os primeiros vertebrados e a partir deles evoluíram outros grupos como os anfíbios e répteis, que foram antepassados dos mamíferos, apontou o Ministério de Cultura.