Fiscalização flagra exploração ilegal de madeira no Parque Nacional de Anavilhanas

Madeira apreendida foi doada para instituições e projetos sociais em Novo Airão, no Amazonas.

No final de dezembrodurante a fiscalização de rotina no Parque Nacional de Anavilhanas, agentes do ICMBio, com apoio da Polícia Militar do Amazonas, encontraram 10m³ de madeira serrada e árvores de grande porte cortadas no interior da unidade de conservação (UC), região do Rio Apuaú, no município de Novo Airão. Foram danificados cerca de 50 hectares de florestas devido a exploração ilegal de madeira na UC.

Os madeireiros foram flagrados em plena atividade, derrubando as árvores e desdobrando a madeira. Os dois responsáveis pelo crime ambiental foram autuados pelo ICMBio e as multas aplicadas somam R$ 24mil. 

Além das sanções administrativas de multa, apreensão de equipamentos e produtos do ilícito, os responsáveis pelos danos ao Parque Nacional de Anavilhanas responderão por seus atos na esfera judicial, nos termos da Lei dos Crimes Ambientais, nº 9605/98

Exploração ilegal de madeira. Foto: NGI Novo Airão

A madeira apreendida foi doada para instituições e projetos sociais do município de Novo Airão, e ao invés de gerar lucro ilícito para os infratores, o produto do crime irá beneficiar a comunidade local.  

O ICMBio apoia as comunidades do entorno do parque com iniciativas de turismo sustentável de base comunitária, realiza ações de educação ambiental e o monitoramento da pesca junto com as populações tradicionais do entorno, tendo em vista o desenvolvimento socioambiental, e não tolera atividades ilícitas na UC”,

explica o chefe do NGI Novo AirãoHuelinton Ferreira.

O Parque Nacional de Anavilhanas é um dos principais destinos turísticos da região de Manaus.Situado no baixo Rio Negro, a uma distância de 120km da capital amazonense, a UC protege mais de 350 mil hectares de floresta amazônica e está sob responsabilidade do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio em Novo Airão, o qual também administra outras três UC federais: Parque Nacional do Jaú, Reserva Extrativista do Rio Unini e a Reserva Extrativista do Baixo Rio Branco-Jauaperi.  

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade