Estudo de dragagem e passagens críticas do Rio Tapajós é entregue ao DNIT

Documento reúne dados para investimentos em infraestrutura do transporte fluvial na Região Amazônica.

Com o objetivo de prevenir e mitigar os impactos das adversidades climáticas na bacia Amazônica, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) recebeu, no final da primeira quinzena de maio, o Estudo de Dragagem e das Passagens Críticas do Rio Tapajós.

O documento foi elaborado e entregue à Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) pela Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT) em colaboração com a Universidade Federal do Pará (UFPA) .

O Rio Tapajós desempenha um papel vital na economia e na logística da Região Amazônica, sendo um dos principais afluentes do Rio Amazonas. Suas águas servem como via de transporte crucial para o escoamento de produtos e mercadorias, conectando áreas remotas da Amazônia ao restante do país.

O Porto de Miritituba, situado às margens do Rio Tapajós, é um dos principais terminais portuários da região. A localização estratégica o torna um ponto de convergência para o transporte de grãos, minérios e outros produtos da Região Centro-Oeste do Brasil. Além disso, o porto serve como elo fundamental entre a produção agrícola do país e os mercados globais, contribuindo significativamente para a economia nacional.

O estudo representa um avanço importante na compreensão e na gestão dos desafios enfrentados pela logística na Amazônia, especialmente durante períodos de estiagem. Ao analisar as passagens críticas do Rio Tapajós e propor medidas de dragagem, o documento oferece subsídios para a tomada de decisões relacionadas a investimentos em infraestrutura que visam garantir a continuidade e a eficiência do transporte fluvial na região.

*Com informações Ministério dos Transportes

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade