Estado de emergência para risco de incêndios florestais em Roraima é declarado pelo Ministério do Meio Ambiente

Decreto assinado pela ministra do meio ambiente, Marina Silva, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e abrange o período entre os meses de setembro de 2024 a abril de 2025.

Incêndio cobre o platô do Tepequém de fumaça no Norte de Roraima. Foto: Reprodução/Defesa Civil do Amajarí

O Ministério do Meio Ambiente declarou estado de emergência ambiental para riscos de incêndios florestais em Roraima entre os meses de setembro de 2024 a abril de 2025. O decreto foi assinado pela ministra Marina Silva e foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A publicação é do dia 6 de fevereiro e já está em vigor. A medida vai vigorar nas regiões norte, sul e as mesoregiões de Roraima – todos os municípios do Estado.

O governo de Roraima informou que instituiu a Operação Verão Seguro e tem acompanhado as mudanças climáticas e adotando medidas estratégicas para minimizar as consequências da seca e da estiagem à população dentro do que compete a cada entidade do Executivo estadual.

Em outubro de 2023, a Serra do Tepequém, principal região de turismo de Roraima, registrou aumento no número de focos de incêndios florestais. Os focos queimam as montanhas, afugentam os animais e enchem o ar da serra de fumaça.

Roraima enfrenta o período de seca, agravado pelo fenômeno El Niño, quando ocorre o aquecimento anormal do Pacífico equatorial.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade