Em Manaus, Rio Negro volta a descer após sete meses de cheia e preocupa população

Rio desceu dois centímetros em três dias. Última vez que as águas retrocederam foi em novembro do ano passado.

O Rio Negro voltou a descer após sete meses de cheia em Manaus (AM). Desde o dia 23 de junho, o rio desceu dois centímetros chegando, já no dia 25, ao nível de 26,83 metros.

A previsão de que, em 2024, o Amazonas tenha uma seca severa nos mesmos moldes ou até pior do que o estado viveu em 2023. Com isso, a Defesa Civil tem se preparado para enfrentar o problema. Neste período, inclusive, o rio deveria estar no ápice da cheia, e não iniciando a vazante.

Leia também: Previsão de seca severa: Defesa Civil recomenda estoque de comida e água no Amazonas

A última vez que as águas retrocederam foi no dia 16 novembro do ano passado. Desde então, o Rio Negro tem mantido um ritmo lento, mas constante de subida. Todavia, no domingo, o rio desceu um centímetro. Na segunda, 24 de junho, as águas se estabilizaram, não subindo e nem descendo. Já no dia 25, o rio vazou mais um centímetro.

O cenário é o mesmo em Itacoatiara, Tabatinga e Coari. Na Velha Serpa, segundo o boletim da Praticagem dos Rios Ocidentais da Amazônia (Proa Manaus), o Rio Amazonas desceu, desde o dia 16 de junho até a última terça-feira, 14 centímetros.

Em Tabatinga, do dia 16 até 25 de junho, o Rio Solimões desceu de 7,89 metros para 6,71 metros. Em Coari, no mesmo período, o rio também desceu 14 centímetros.

*Com informações do g1 Amazonas

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade