Em celebração ao Dia da Amazônia, edição especial de mutirão de limpeza é realizada na Marina do Davi

A ação é realizada em Manaus pelo Pacto Global da ONU, projeto Blue Keepers e a ONG Remada Ambiental.

Foto: Divulgação

Para comemorar o Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, o Pacto Global da ONU (iniciativa da Organização das Nações Unidas que engaja empresas em projetos ambientais e sociais); o projeto Blue Keepers (que combate o lixo nos oceanos); e a ONG Remada Ambiental realizam uma edição especial de mutirão de limpeza na Marina do Davi, em Manaus (AM), a partir das 8h de terça-feira (5). A ação é a quarta já realizada em 2023 no Amazonas com apoio da marca Sprite e da Solar Coca-Cola.

Com ponto de encontro de voluntários na Marina do Davi, em Ponta Negra, a programação inclui intervenção artística da Casa de Teatro Tauá Caá. Além de ter como objetivo impactar positivamente toda a Bacia do Rio Tarumã, a ação possibilita que todos se unam em prol da conscientização ambiental e da conservação dos corpos hídricos que são fundamentais para a preservação da Floresta Amazônica e para a manutenção de sua biodiversidade.

As iniciativas marcam o engajamento da marca de refrigerantes ao programa Blue Keepers, que combate o lixo no mar, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

No total, já foram coletados cerca de 10 toneladas de resíduos somente nos Estados que fazem parte da área de atuação da Solar Coca-Cola (Amazonas, Pernambuco, Bahia e Ceará). Os mutirões já mobilizaram mais de 1 mil voluntários nos rios e praias que passaram.

Reciclagem 

De acordo com a diretora regional da Solar Coca-Cola, Renata Melo, as ações de limpeza no Rio Tarumã além de serem importantes por contribuir com a retirada de resíduos do ecossistema, são fundamentais também para a destinação correta desses materiais. 

“Enquanto fabricantes do Sistema Coca-Cola, assumimos a responsabilidade de fazer parte da solução, trabalhando para que as embalagens que produzimos tenham destinação correta. Na Solar, nós nos empenhamos em impulsionar a logística reversa por meio do Recicla Solar, um projeto que promove economia circular. Ações promovidas pelos Recicla Solar, ou mesmo como esta da marca Sprite, além de impedirem que toneladas e mais toneladas de resíduos acabem no meio ambiente, são importantes também para a conscientização do público em geral a respeito da gestão correta de resíduos”, destaca.

Atualmente, no território de atuação da Solar, mais de 20% das garrafas PET já são produzidas com resina reciclada. 

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. 

Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. 

Criado em 2003, o Pacto Global da ONU no Brasil hoje caminha para ser a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.800 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.

Leia também

Publicidade