Foto: Adry Trindade
‘Camarão que dorme, a onda leva’. Calma. Essa matéria não é sobre estar atento, mas sim sobre camarões. Você já sabia que existem espécies de camarão de água doce e de água salgada? Isso mesmo. A equipe do Portal Amazônia conversou com a doutora em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva, Jaqueline Custódio, para entender melhor as diferenças entre essas espécies.
Leia também: Portal Amazônia responde: existe camarão de água doce?
Segundo a especialista, essas distinções abrangem desde o habitat até o sabor e a forma de cultivo. Ela conta que os camarões de água doce pertencem ao gênero Macrobrachium amazonicus, popularmente chamado de camarão da Amazônia. Eles são encontrados em rios, lagos e manguezais.
Por outro lado, os camarões de água salgada, como o camarão rosa, o camarão branco e o camarão sete-barbas, são encontrados exclusivamente em mares e estuários.
Uma curiosidade apontada por Jaqueline é que muitas espécies de camarão de água doce precisam da água do mar durante a fase larval para se desenvolverem.
“Elas nascem em água salobra e depois migram para os rios. Em contrapartida, os camarões marinhos completam todo o seu ciclo de vida no oceano e, geralmente, crescem mais rápido e atingem tamanhos maiores”, disse.

Teor nutricional
No aspecto nutricional, os camarões de água salgada tendem a ter um teor mais elevado de ácidos graxos, como o ômega 3, que é benéfico para a saúde.
Os camarões de água doce também possuem essa gordura, mas em menor quantidade, o que resulta em um sabor “mais delicado”. Dependendo da receita em que são usados, essa característica pode torná-los mais apreciados.
“Quanto ao cultivo, os camarões de água doce podem ser criados em regiões do interior, com menor impacto ambiental, sem a necessidade de água salgada. Já a carcinicultura marinha requer uma infraestrutura específica, com um controle rigoroso da salinidade da água para evitar doenças nos animais, o que pode resultar em perdas para os produtores”, afirmou Jaqueline.
Carcinicultura: criação de camarões em cativeiro para fins comerciais
No que diz respeito à preferência dos consumidores, pesquisas apontam que os camarões de água salgada costumam ser mais valorizados pelo sabor mais intenso, pela textura firme e pelo tamanho avantajado.
No entanto, os camarões de água doce também são muito apreciados e têm grande importância econômica, especialmente na região amazônica.
“Portanto, cada tipo de camarão tem suas particularidades e vantagens. A escolha entre um e outro depende do gosto pessoal e do tipo de preparo culinário desejado”, esclarece a especialista.