Couro de pirarucu tem mercado promissor dentro e fora do Brasil

Com 2,5 mil animais dentro de 10 tanques suspensos, a criação de pirarucu em cativeiro na propriedade do piscicultor Eduardo Arima, em Benevides, é um projeto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). No local, que fica na Região Metropolitana de Belém, são abatidos 20 pirarucus por semana.

Foto: Guilherme K. Noronha/APIO/Flickr

Além da carne nobre, conhecida como o “bacalhau da Amazônia”, também é possível extrair mais de 2 m² de couro sustentável. Esta pele do peixe também está sendo testada para, depois de curtida, abastecer o mercado europeu de moda, a princípio em parceria com uma indústria de Icoaraci, distrito próximo do município de Benevides. O material é conceituado, exótico, biodegradável e, portanto, disputado no estilismo de luxo. O foco são roupas, sapatos, bolsas e cintos.

“Existem muitas possibilidades para que o produtor de pirarucu explore a cadeia produtiva. O couro é um potencial tão grande que pode até se tornar um subproduto perto da carne, em termos de lucro”, aponta o engenheiro de pesca da Emater Victor Tiago Catuxo, especialista em Gestão Ambiental.

De acordo com o produtor Arima, a atividade alcança um lucro de 100%. “Ao contrário do couro bovino, o impacto ambiental da produção do couro do pirarucu é mínimo, sem poluentes pesados. Além disso, o produto final é de muita qualidade: macio, maleável, com textura ímpar. O couro de pirarucu também pode ser tingido de várias cores”, explica.

Foto: Divulgação/Agência Pará

Em Benevides, a Emater assiste a outros três piscicultores de pirarucu. A idéia é que, com os projetos bem-sucedidos e os mercados singularizados, as comunidades expandam as perspectivas e as ofertas e as demandas aumentem.os produtores rurais querem é a revisão do laudo antropológico que serviu de base para a demarcação da terra indígena, “tendo em vista que os próprios caciques da região já reconheceram que ali não é terra deles”.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Javaporcos: entenda como Roraima está atuando no controle de espécie invasora

Nos últimos anos, uma grande quantidade de javaporcos tem se espalhado por Roraima, especialmente na região central do Estado.

Leia também

Publicidade