Corrupião, o pássaro ‘elegante’ capaz de aprender outras melodias

Por causa dos seus tons de laranja e preto, corrupião é um dos pássaros mais bonitos do Brasil

Foto: Reprodução/Passarinhando

Se existisse um ‘The Voice’ da natureza, com direito a júri técnico e cadeira giratória, o corrupião não só levaria o troféu pelo canto, como também pelo figurino. Afinal, não é todo dia que se vê uma ave “desfilando por aí” com um look vibrante em tons de laranja e preto, como se tivesse acabado de sair de um baile de gala da floresta.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Conhecido também como joão-pinto, sofrê ou concriz — a depender da cidade, do estado ou da criatividade local — o corrupião (Icterus jamacaii) é um dos pássaros considerados mais bonitos do Brasil pela elegância de duas cores.

É encontrado em todos os estados do Nordeste, Centro-Oeste e do Sudeste, mas na Amazônia Legal é encontrado apenas no leste do Pará, a partir do Maranhão, e no Tocantins.

Leia também: Aves fantasmas: confira 8 espécies de aves dificilmente observadas na Amazônia

Com cerca de 25 centímetros de comprimento, o que salta aos olhos é sua plumagem alaranjada no peito, pescoço e ventre, que contrasta com o preto profundo do capuz, dorso, asas e cauda. Para completar o visual, ainda carrega uma mancha branca nas asas e olhos claros. Até mesmo o bico tem estilo: forte, pontudo e com uma base azulada.

Mas o corrupião não é só um “rostinho bonito” com vozeirão. Ele também é talentoso: aprende a imitar cantos de outras aves e até sons musicais — há relatos de exemplares que “cantam” trechos do Hino Nacional.

Embora ainda esteja classificada como ‘Pouco Preocupante’ na lista de conservação, o corrupião enfrenta ameaças como a caça, o tráfico e a destruição do habitat natural, pois se tornou alvo do tráfico ilegal de animais silvestres.

Onívoro, o corrupião come de tudo um pouco (insetos à frutas). E quanto à convivência? Vive em pares e constrói seu próprio ninho, mas também pode aproveitar ninhos de outras aves para garantir sua reprodução.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade