COP 30 precisa tratar com urgência crise climática global, afirma especialista

A afirmação é de Carlos Nobre, que participou da terceira edição do evento USP Pensa Brasil 2024.

A terceira edição do evento USP Pensa Brasil 2024, de 12 a 16 de agosto, teve como tema ‘COP 30: Desafios para o Brasil‘. O primeiro dia foi marcado pelo encontro entre universidades, apresentação de livro e dados do Sensor USP de Sustentabilidade. O professor Carlos Nobre, climatologista e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, do Instituto Amazônia 4.0 e interlocutor no primeiro dia do evento, falou sobre a importância dos temas abordados.

O professor comentou sobre as responsabilidades do Brasil nessa questão global. “Em 2022, o Brasil foi o quinto maior emissor de gás carbônico no mundo, com 4% das emissões. No Brasil, a maior parte das emissões vem do setor agropecuário e do desmatamento. O objetivo brasileiro deve ser o de zerar essas emissões. O nosso país pode ser o primeiro grande emissor de gás carbônico a zerar suas emissões. Só de cessar as emissões por desmatamento, já resolve 50% da questão das nossas emissões até 2030. Outra medida é buscar a transição energética para fontes renováveis, já que somos um dos países que têm o maior porcentual da fonte de oferta de energia limpa, como eólica e solar, que vêm crescendo nos últimos anos. Começamos também a construir a primeira fábrica de hidrogênio verde. O Brasil é um país com um grande potencial de zerar suas emissões primeiro que os demais”, destacou.

Carlos Nobre afirma que é preciso ligar o alerta e que já estamos em situações complicadas.

*Com informações do Jornal da USP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

PIB do Amazonas cresce 3,27% em 2022, acima da média nacional

O Amazonas mostrou força econômica com o setor de serviços e a indústria, com dados divulgados pela Sedecti após dois anos necessários para consolidação.

Leia também

Publicidade