Consulta pública debate criação do Refúgio da Vida Silvestre do Sauim-de-coleira no Amazonas

Espécie está classificada como “Criticamente em Perigo de Extinção” tanto no Brasil quanto globalmente, uma vez que sua existência se limita à região de Itacoatiara e Manaus.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove, nesta quinta-feira (2), uma consulta pública para discussão da proposta de criação do Refúgio da Vida Silvestre do Sauim-de-coleira, numa área de 15,2 mil hectares localizada na vila de Novo Remanso, no município de Itacoatiara, no Amazonas.

O propósito é abrir espaço para o debate público e recebimento de contribuições de representantes das comunidades locais, associações, cooperativas e demais órgãos interessados.

Leia também: Sauim-de-Coleira: conheça o símbolo de Manaus ameaçado de extinção

Sauim-de-coleira é símbolo de Manaus. Foto: Diogo Lagroteria/Ibama

Entre os argumentos para justificar a criação da unidade de conservação está a necessidade de proteção de um dos mamíferos mais ameaçados da Amazônia, o sauim-de-coleira (Callitrichidae, Saguinus bicolor Spix, 1823), espécie endêmica da região e considerada uma das 25 espécies de primata mais ameaçada em todo o mundo.

A espécie está classificada como “Criticamente em Perigo de Extinção” tanto no Brasil quanto globalmente, uma vez que sua existência se limita à região de Itacoatiara e Manaus, sem ocorrência em nenhum outro lugar do mundo.

Conforme a avaliação técnica do ICMBio relacionada à criação do refúgio, “desde a década de 1970 estudos têm evidenciado uma redução significativa na área de ocorrência e no tamanho das populações dessa espécie, sendo que a maior parte das populações do sauim-de-coleira pode desaparecer em poucas décadas se ações não forem tomadas para mudar esse cenário”.

O novo refúgio será a primeira unidade de conservação de proteção integral federal na área de ocorrência da espécie. Além disso, será o primeiro Refúgio de Vida Silvestre federal criado na Amazônia brasileira.

Refúgio

O Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) é uma categoria de unidade de conservação do grupo de Proteção Integral cujo objetivo é proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

Um Refúgio de Vida Silvestre pode abranger áreas particulares e são concebidos para serem compatíveis com atividades agrícolas, contanto que os objetivos de conservação da unidade possam ser conciliados com a utilização da terra e dos recursos naturais pelos proprietários locais.

Consulta Pública:


  • Data: 02/05/2024
  • Horário: 18 horas
  • Local: Escola Municipal Maria Constança Peixoto de Paiva – Avenida Henoch Reis, 1414 – Novo Remanso Itacoatiara – AM
  • Mais informações: consultapublica@icmbio.gov.br
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Mineração no Rio Madeira sob chamas enquanto o governo federal retarda adoção de políticas de incentivo à produção legalizada do setor

Relatos de moradores dão conta de que os garimpeiros bloquearam o trecho da rodovia BR-230 na tentativa de impedir a chegada de reforço policial e dificultar ações dos bombeiros.

Leia também

Publicidade