Base Arpão prende dono de embarcação e apreende 684 filhotes de tartaruga

O proprietário da embarcação não soube informar às equipes o responsável pelo embarque do isopor

Agentes da Base Fluvial Arpão prenderam um homem e apreenderam 684 filhotes de tartaruga durante revista em uma embarcação no rio Solimões, em Coari (distante 363 quilômetros de Manaus). O transporte ilegal foi localizado na manhã deste sábado (24/04), por volta das 6h. A apreensão representa um prejuízo de R$ 3,4 milhões ao crime.

A prisão foi realizada na embarcação Maria de Lourdes, oriunda do município de Carauari e com destino a Manaus. As equipes estavam revistando várias caixas de isopor quando encontraram, em uma delas, 663 filhotes de tartarugas vivos e 21 filhotes mortos, que estavam acondicionados de forma precária no convés principal da embarcação.

Foto: Divulgação

 O proprietário da embarcação não soube informar às equipes o responsável pelo embarque do isopor. O homem recebeu voz de prisão por crime ambiental e foi conduzido à delegacia móvel da Base Arpão para realização dos procedimentos legais. Além dos procedimentos penais, o infrator vai pagar uma multa de R$ 5 mil para cada animal.

O comandante do Batalhão Ambiental, major Wallasson Lira, orienta a população que criar, guardar, transportar, capturar ou caçar animais silvestres sem a autorização do órgão competente configura crime ambiental, bem como praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na lei.

Criada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a unidade atua de forma integrada com efetivos das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Força Nacional, Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

As denúncias podem ser feitas por meio do 181, o disque-denúncia da SSP-AM. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, em todo o estado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade