Baixo nível do rio Madeira em Porto Velho restringe navegação noturna

Uma preocupação comum neste período é em relação aos bancos de areia e pedras que costumam aparecer em alguns pontos do rio.

A Defesa Civil Municipal tem intensificado o monitoramento sobre o nível das águas do rio Madeira em Porto Velho (RO). O gerente de Operações, Anderson Luiz, informou que o nível do rio segue baixando e agora entra em estado de alerta. 

Na semana passada, registrou 3,56 metros. Há três dias está com 2,98 metros e entrou em ‘estado de atenção’. Desde o último dia 3 de agosto, a Delegacia Fluvial decretou proibição de navegação noturna.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho

Uma preocupação comum neste período é em relação aos bancos de areia e pedras que costumam aparecer em alguns pontos do rio. “Quando o nível fica abaixo de 4 metros, a Capitania Fluvial publica portaria para restringir a navegação noturna de embarcações com calado superior a 2,20 metros. Agora que chegamos na segunda quinzena de agosto e ainda falta o mês de setembro todo. Isso agrava muito a situação nessa época de estiagem aqui em nossa região. A expectativa é que a situação comece a melhorar na segunda quinzena de outubro. Historicamente, a partir desse período, o nível do Madeira volta a subir, facilitando a navegação. Estamos dando continuidade na programação para ajudar as comunidades ribeirinhas com água potável e hipoclorito de sódio, caso tenha seca de poços amazônicos”, declarou.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Elias Ribeiro Barros, fala sobre os cuidados necessários no rio:

“Nossa preocupação é em relação às praias e barrancos que apresentam risco de desmoronamento, destacando que medidas de precaução e segurança devem ser adotadas por banhistas, pescadores e pelos moradores que residem próximo às margens do rio. Estamos atentos e pronto para agir em caso de emergência”.


O monitoramento é feito a partir de informações repassadas por órgãos como a Agência Nacional de Águas (ANA), Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Centro Nacional de Monitoramento de Alerta de Desastre Natural (Cemaden), que monitoram todas as áreas de risco. Em Porto Velho, de acordo com dados da CPRM, o rio Madeira chega à cota de atenção e a Defesa Civil Municipal segue realizando trabalhos intensos de monitoramento diários, verificando barrancos e orientando as comunidades ribeirinhas do alto, médio e baixo Madeira.

Em casos de emergência o telefone da Defesa Civil em Porto Velho é 199, das 8h as 18h. Plantão 24 Horas: (69) 98473 2112.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade