Árvore gigante simboliza ‘preservação da Amazônia’, diz coordenador de missão que viajou 3 dias para visitar angelim vermelho de 85 metros

Diego coordena o projeto Árvores Gigantes, e comandou a expedição de três dias, em setembro, em busca do angelim vermelho.

85 metros. Este é o tamanho da maior árvore visitada por uma equipe de pesquisadores no Brasil. Encontrada no Amapá, a árvore “simboliza a preservação da Amazônia”, diz Diego Armando Silva, pesquisador do Instituto Federal do Amapá.

Diego coordena o projeto Árvores Gigantes, e comandou a expedição de três dias, em setembro, em busca do angelim vermelho, ele explica como essas árvores podem ser consideradas “as mães da floresta” e os desafios enfrentados por elas para chegar tão alto.

Angelim Vermelho de 85 metros, visitado no Amapá — Foto: Equipe da expedição do projeto Árvores Gigantes coordenado pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap)

Leia também: Maior que o cristo redentor: conheça o Angelim Vermelho, a árvore mais alta da Amazônia

Ele explica ainda a importância de estudar árvores gigantes – em média as árvores na Amazônia tem 35 metros. “Estudar a diversidade da floresta. Entender o solo, a pluviosidade, genética e a idade das árvores” é importante para estudar a influência desses seres no local, explica o professor.

Veja abaixo FOTOS do angelim vermelho de 85 metros – a maior árvore já visitada na Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Marco temporal: 34 terras indígenas do Acre podem ser afetadas caso PEC passe no Congresso

Proposta de Emenda à Constituição aprovada no Senado na última semana estabelece 1988 como ano limite para reconhecimento territorial do marco temporal, e pode afetar processos abertos e homologações posteriores no estado.

Leia também

Publicidade