Após laudo, Governo do Pará determina ações imediatas em Barcarena

Com a divulgação do laudo do Instituto Evandro Chagas (IEC), nesta quinta-feira (22), sobre a qualidade da água coletada nas imediações da área onde ficam localizadas as bacias de resíduos da empresa Hydro, em Barcarena, o Governo do Estado do Pará criou um Grupo de Trabalho composto por vários órgãos do Estado para atuação conjunta e integrada.

O grupo é composto pelas secretarias de Saúde Pública (Sespa), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec), Defesa Civil do Estado e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O grupo tem como foco principal a saúde dos moradores das comunidades próximas do local e do meio ambiente, realizando ações imediatas e monitoramento permanente, além de solicitar a tomada de medidas preventivas, por conta do alto volume de chuvas nesse período.

O grupo já determinou à empresa que garanta a distribuição imediata de água potável para consumo humano para as comunidades. A Semas também já notificou a empresa Hydro para que apresente informações sobre o índice pluviométrico incidente na área de resíduos e laudo analítico do rio próximo a área.

O secretário de Saúde do Estado, Vitor Mateus, está na manhã desta sexta-feira (23) no município, onde se reúne com o prefeito de Barcarena, Antonio Villaça, para discutir as medidas que serão tomadas por cada esfera de poder e em conjunto. O primeiro passo é a identificação do número de famílias que vivem nas comunidades Bom Futuro e Vila Nova para o atendimento imediato.  

Foto: Divulgação / Agência Pará

Plano de ação

A Sespa já formulou um Plano de Contingência de Vigilância em Saúde, que será aplicado a partir da manhã desta sexta-feira (23). Equipes da Sespa estarão nas comunidades para coleta de amostras de água de poços artesianos e de outros tipos instalados por moradores para nova análise pelo Laboratório Central (Lacen), tendo como objetivo manter permanente vigilância sobre a qualidade da água para consumo humano.

A Defesa Civil já está com agentes no interior da empresa para atuar em conjunto em diversas ações, como a garantia de envio de caminhões-pipa para distribuição de água para a população dessas comunidades.

Outra ação a ser realizada pela Sespa será o permanente levantamento e avaliação da situação epidemiológica, com realização de exames e ações de cunho educativo para prevenção, além de atuação especial em casos notificados após o episódio.   

Foto: Divulgação / ASCOM-IEC 

Fiscalização permanente e autuação

O Governo do Estado ainda informa que no último sábado (17) equipes da Semas estiveram no local, em conjunto com representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Publico Federal e Secretaria de Meio Ambiente de Barcarena para verificação da situação nas áreas onde surgiram as primeiras denúncias.

Durante a vistoria, não foi identificado rompimento das bacias de resíduos, porém, os fiscais identificaram o lançamento irregular de efluentes da área alagada da empresa para o ambiente externo. As secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente notificaram a empresa de imediato.

A Semas intensificará o monitoramento, que já vinha sendo feito, por conta das fortes chuvas que ainda atingem a região. O Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (CIMAM) vem trabalhando com informes diários com previsão de chuvas e análise com imagens de satélite da área em avaliação.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rabada no tucupi: prato típico do Acre gerou curiosidade depois de ser tema de conversa no BBB 26

Receita acreana, rabada no tucupi foi citada pela paraense Marciele durante diálogo com Leandro dentro da casa do reality show.

Leia também

Publicidade