Amazônia Legal tem queda no número de queimadas em 2016

Queimadas no Acre. Foto: Divulgação/Agência Acre

Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins tiveram queda no número de queimadas registradas em 2016 em comparação ao ano de 2015. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Amazônia Legal registrou aproximadamente menos 45 mil focos de calor na comparação entre os períodos. Para o coordenador do Programa Queimadas do Inpe, Alberto Setzer, a redução no número de registros não significa redução das queimadas.

“É bom lembrar que o Mato Grosso foi um Estado com forte desmatamento no final dos anos 1980 e inicio dos anos 1990. Desde lá o Mato Grosso tem diminuído o desmatamento, e por consequência o número de focos ativos (de incêndio). Entretanto os números de focos de incêndio no Mato Grosso são altos”, explica Setzer.

O coordenador também chama a atenção para o estados que têm apresentado aumento no número de focos de calor, como AcreRoraima e Amapá. “Nós estamos observando que em alguns estados o número de queimadas tem aumentado. Esses dados servem de base para ações diretas a nível Estadual e Federal, que podem ser utilizados para controlar a situação”, explica.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Arte rupestre amazônica: ciência que chega junto das pessoas e vira moda

Os estudos realizados em Monte Alegre, no Pará, pela arqueóloga Edithe Pereira, já originaram exposições, cartilhas, vídeos, sinalização municipal, aquarelas, história em quadrinhos e mais,

Leia também

Publicidade