Acre monitora parques industriais na gestão de crise hídrica e situação de estiagem severa

O governo do Acre monitora os parques industriais em todo o estado com ações de acordo com o Plano de Contingenciamento de Incêndios Florestais e Estiagem Severa. 

Por conta dos reduzidos índices de chuva, baixa umidade relativa do ar, aumento de temperatura e risco de incêndios, o governador Gladson Cameli decretou situação de emergência ambiental em todos os 22 municípios do Acre. A medida vale até o fim do ano.

O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, informou que as ações fazem parte de um protocolo de gestão de crise, baseado em planejamento prévio, na tentativa de minimizar os efeitos da crise hídrica e dos riscos de queimadas, principalmente no setor moveleiro que tem entre os principais resíduos os derivados da madeira, como pó, serragens e particulados.

Por meio da Divisão de Licenciamento, Monitoramento e Salvaguardas Ambientais da Seict, as equipes levam apoio à inovação para resiliência. O chefe do Departamento, Joaquim Clécio Lopes da Silva, disse que a recepção por parte dos marceneiros e empreendedores vem sendo motivadora para a implementação preventiva.

Ainda de acordo com a Seict, a intenção é levar o planejamento estratégico para todos os parques industriais do estado. O uso racional da água e dos recursos naturais utilizados também está no foco das atividades. “Disseminamos as boas práticas e o compartilhamento de soluções na orientação e prevenção a não utilização do fogo nos parques industrias”, disse a técnica da Seict que acompanha as ações, Anne Caroline Sena Ruiz.

*Com informações do Governo do Acre

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

MPF pede suspensão do licenciamento das obras na BR-319 entre Manaus e Porto Velho

Órgão exige que as licenças ambientais sejam emitidas somente após a consulta prévia às comunidades indígenas e tradicionais que serão impactadas pela pavimentação da rodovia.

Leia também

Publicidade