Ações para preservar a fauna ameaçada são publicadas

O Diário Oficial da União (DOU) trouxe, na edição da última sexta-feira (6), portarias assinadas pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, aprovando e atualizando planos de ação nacional para a conservação de várias espécies da fauna ameaçadas de extinção. Uma outra portaria cria o conselho deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) Mestre Lucindo, no Pará. O ICMBio é unidade vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

As portarias contemplam o sauim-de-coleira, espécies aquáticas ameaçadas de extinção da bacia do Rio Paraíba do Sul, aves marinhas (13 táxons), primatas do Nordeste e o peixe-boi marinho. Os planos, com metas e objetivos renováveis a cada cinco anos, preveem ações de manejo e conservação dos animais, envolvendo governos e diferentes setores da sociedade. A coordenação fica por conta do ICMBio.

A Resex Mestre Lucindo fica no município de Marapanim (PA), tem 26 mil hectares e busca garantir a conservação da biodiversidade dos ecossistemas de manguezais, restingas, dunas, várzeas, campos alagados, rios, estuários e ilhas, além de assegurar o uso sustentável dos recursos naturais e proteger os meios de vida e a cultura das comunidades tradicionais.

Praia de Marudá, Marapanim – Pará | Foto: Divulgação/Paratur

A criação do conselho representa um avanço para a unidade de conservação (UC). O colegiado, que deverá ser formado por usuários da Resex, instituições do governo e da sociedade civil e representantes das comunidades locais, terá o objetivo de discutir e decidir questões relacionadas à gestão da UC. Uma delas é o desenvolvimento do turismo de base comunitária, que pode render emprego e renda para muita gente.

Papagaios

Na mesma edição, o Diário Oficial da União (DOU) publica portaria da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente reconhecendo a terceira semana do mês de abril como a “Semana de Estudos para a Proteção dos Papagaios e demais Psitacídeos Brasileiros”. A ideia é promover eventos públicos que alertem para a necessidade de preservar a espécie.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade