Soluções para a construção civil são desenvolvidas através de pesquisas da UFMT 

Estudo está em curso e se destaca pelo conforto ambiental.

A Versão Temas ODS 2024 premiou diferentes trabalhos em desenvolvimento na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) durante o IV Seminário de Sustentabilidade. Em primeiro lugar ficou Hellyda Sacal de Queiroz Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), com o trabalho intitulado “Desenvolvimento e prototipagem de sistema de vedação vertical em solo-cimento autoadensável”.

A pesquisadora destacou a alegria que foi vencer o prêmio como reconhecimento do trabalho em curso.

Atualmente a UFMT já dispõe de um protótipo de ambiente construído em sistema de solo-cimento autoadensável, pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Tecnologia e Conforto Ambiental (Lateca).

O composto como cimento auto adensável utiliza 80% solo e 20% de cimento, ambos em massa, eliminando a brita e a areia lavada de rio. Trata-se de uma economia expressiva porque em geral o concreto é composto por 40% de cimento. Além disso, é possível utilizar o próprio solo da região de implantação das edificações, material que usualmente precisa ser removido e enviado para aterros. Outra vantagem do cimento autoadensável é o conforto térmico para o ambiente na comparação com o concreto usualmente utilizado em construções.

A pesquisadora do Profnit é também técnica de laboratório de materiais do IFMT e destaca que o solo-cimento autoadensável também permite mudar outras etapas do processo de construção.

*Com informações da Universidade Federal do Mato Grosso.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade