Manaus 30º • Nublado
Quarta, 30 Novembro 2022

Bicentenário da Independência do Brasil será comemorado em Vilhena

O bicentenário da Independência do Brasil será comemorado no Museu Casa de Rondon no município de Vilhena (sul de Rondônia). O evento acontecerá a partir das 9h e está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A data histórica contará com a apresentação da fanfarra e pelotão especial da escola municipal cívico-militar Almirante Tamandaré, do bairro Cristo Rei. Está prevista a participação de outras 28 escolas da rede municipal, além de várias instituições convidadas.

A Casa de Rondon será o cenário do evento dia 7 de setembro. Foto: Júlio Olivar/Acervo pessoal

Na ocasião os alunos irão plantar mudas de ipês, entoarão o Hino Nacional e hastearão as bandeiras do Brasil, do estado de Rondônia e do município de Vilhena. Também será instalada uma placa de bronze afixada a uma pedra que ficará como marco do centenário. Foi produzida uma cartilha exclusiva com conteúdo paradidático com ilustrações do artista vilhenense Cleidson Freitas, contendo informações em uma linguagem lúdica e acessível para as crianças. O material será distribuído para os cerca de 11 mil alunos das unidades municipais de ensino.

A casa de Rondon

O local escolhido pela Secretaria Municipal de Educação para o Ato Cívico de Sete de Setembro remete à história de Vilhena. Durante o século 20, no local funcionou o posto telegráfico inaugurado pela Comissão Rondon. Por isso, a Casa de Rondon é considerada o "marco zero" da cidade. A solenidade servirá para conectar os alunos à cultura local em um dia importante para todo o Brasil.

Sobre o autor

Às ordens em minhas redes sociais e no e-mail: . Todas às segundas-feiras no ar na Rádio CBN Amazônia às 13h20.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista


Veja mais notícias sobre JotaÓ escreve.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 30 Novembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/