Abertas inscrições para II Semana da Memória em Rondônia

Evento é promovido pelo Tribunal de Justiça e conta com a participação de autores regionais, exposição de fotos e apresentações artísticas.

O Centro Cultural e de Documentação do TJ. Foto: Assessoria

Por Júlio Olivar – julioolivar@hotmail.com

De 1º a 5 de julho (segunda a sexta-feira), Porto Velho sediara a II Semana da Memória do Poder Judiciário, promovida pelo Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH) do TJ/RO, vinculado à Escola da Magistratura do Estado (Emeron). O evento será aberto ao público, mediante inscrição, e acontecerá diariamente, das 15h às 18h, no auditório do CCDH, à rua Rogério Weber, 2396, bairro Caiari, ao lado da Praça das Caixas d’Água, centro histórico da capital.

Segundo o desembargador Alexandre Miguel, diretor da Emeron, o evento é uma celebração da memória do Judiciário conectada à história da formação do Estado de Rondônia.

Na agenda, constam uma série de palestras. À abertura, entre 15h20 e 15h150, quem fará a apresentação será o jornalista e escritor Júlio Olivar, pesquisador de história regional que abordará o tema “A história a partir dos processos judiciais”. No mesmo dia 1º segue, das 15h50 às 16h10, a palestra “Memória, história e cidadania” pelo olhar do escritor, médico e ativista Viriato Moura.

Na sequência, entre 16h10 e 16h30, um ‘quis’ via Kahoot sobre a palestra de Olivar, com premiações, coordenado por Almício Fernandes. Ainda no primeiro dia, haverá a apresentação do espetáculo ‘Carimbó Pau e Corda’ e será aberta a exposição ‘A história pela lente’, de Rosinaldo Machado, fotógrafo consagrado que atua há cerca de 45 anos em Rondônia.

A vasta programação prossegue por mais quatro dias. Constando de mais palestras, mesas redondas, ‘quiz’. No encerramento, dia 5, serão a mesa-redonda ‘Memorias Institucionais do Judiciário”, o lançamento do livro ‘Mitos e Identidade de Nazaré -RO’ da jornalista Simone Norberto e o show com o grupo ‘Minhas Raízes’.

Para mais detalhes de toda a programação, acesse o site emeron.tjro.jus.br.

Como se inscrever

A Semana da Memória dispõe de 70 vagas por dia. Os interessados em participar deverão realizar sua pré-inscrição nos formulários de cada data disponibilizados no site da Emeron (menu inscrições). A confirmação da inscrição será feita por ordem de chegada no evento.

Sobre o autor

Júlio Olivar é jornalista e escritor, mora em Rondônia, tem livros publicados nos campos da biografia, história e poesia. É membro da Academia Rondoniense de Letras. Apaixonado pela Amazônia e pela memória nacional.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade