Abertas inscrições para II Semana da Memória em Rondônia

Evento é promovido pelo Tribunal de Justiça e conta com a participação de autores regionais, exposição de fotos e apresentações artísticas.

O Centro Cultural e de Documentação do TJ. Foto: Assessoria

Por Júlio Olivar – julioolivar@hotmail.com

De 1º a 5 de julho (segunda a sexta-feira), Porto Velho sediara a II Semana da Memória do Poder Judiciário, promovida pelo Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH) do TJ/RO, vinculado à Escola da Magistratura do Estado (Emeron). O evento será aberto ao público, mediante inscrição, e acontecerá diariamente, das 15h às 18h, no auditório do CCDH, à rua Rogério Weber, 2396, bairro Caiari, ao lado da Praça das Caixas d’Água, centro histórico da capital.

Segundo o desembargador Alexandre Miguel, diretor da Emeron, o evento é uma celebração da memória do Judiciário conectada à história da formação do Estado de Rondônia.

Na agenda, constam uma série de palestras. À abertura, entre 15h20 e 15h150, quem fará a apresentação será o jornalista e escritor Júlio Olivar, pesquisador de história regional que abordará o tema “A história a partir dos processos judiciais”. No mesmo dia 1º segue, das 15h50 às 16h10, a palestra “Memória, história e cidadania” pelo olhar do escritor, médico e ativista Viriato Moura.

Na sequência, entre 16h10 e 16h30, um ‘quis’ via Kahoot sobre a palestra de Olivar, com premiações, coordenado por Almício Fernandes. Ainda no primeiro dia, haverá a apresentação do espetáculo ‘Carimbó Pau e Corda’ e será aberta a exposição ‘A história pela lente’, de Rosinaldo Machado, fotógrafo consagrado que atua há cerca de 45 anos em Rondônia.

A vasta programação prossegue por mais quatro dias. Constando de mais palestras, mesas redondas, ‘quiz’. No encerramento, dia 5, serão a mesa-redonda ‘Memorias Institucionais do Judiciário”, o lançamento do livro ‘Mitos e Identidade de Nazaré -RO’ da jornalista Simone Norberto e o show com o grupo ‘Minhas Raízes’.

Para mais detalhes de toda a programação, acesse o site emeron.tjro.jus.br.

Como se inscrever

A Semana da Memória dispõe de 70 vagas por dia. Os interessados em participar deverão realizar sua pré-inscrição nos formulários de cada data disponibilizados no site da Emeron (menu inscrições). A confirmação da inscrição será feita por ordem de chegada no evento.

Sobre o autor

Júlio Olivar é jornalista e escritor, mora em Rondônia, tem livros publicados nos campos da biografia, história e poesia. É membro da Academia Rondoniense de Letras. Apaixonado pela Amazônia e pela memória nacional.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Indígenas organizam primeiro campeonato brasileiro de futebol

Cada povo será representado por um time masculino e um feminino. No total, a Taça contará com 2400 atletas de 48 povos indígenas.

Leia também

Publicidade