Maduro diz que tomará medidas contra possível bloqueio petroleiro dos EUA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assegurou nesta terça-feira (22) que tomará medidas para enfrentar um possível bloqueio petroleiro imposto pelos Estados Unidos, a quem acusou de realizar uma “perseguição financeira” contra o país caribenho. A informação é da Agência Brasil.

Foto:Reprodução/Agência Brasil
“Eu tenho preparado um conjunto de decisões e medidas para defender-nos do bloqueio comercial, petroleiro e financeiro que Donald Trump vai decretar contra a Venezuela”, disse Maduro no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, durante uma coletiva de imprensa com meios de comunicação locais e estrangeiros.

Maduro afirmou que seu governo está avaliando “todos os cenários” econômicos junto à plenipotenciária Assembleia Nacional Constituinte (ANC) – integrada unicamente por oficialistas -, entre eles o da possível “agressão internacional que anunciam da Casa Branca contra a Venezuela”.

“Estamos preparados e peço o apoio decidido de todo o povo da Venezuela e dos governos e povos do mundo, porque a Venezuela não será afogada por ninguém, nem vai ajoelhar-se perante ninguém”, bradou Maduro, acrescentando que coordenará ações para garantir a distribuição de alimentos, geralmente escassos no país.

O governante indicou, além disso, que o Executivo e a Constituinte, vista por boa parte da comunidade internacional como um órgão ilegítimo, começarão “um processo de recuperação econômica”, e de combate a uma inflação que Maduro considera “induzida” e alcançará 720% este ano, segundo o Fundo Monetário Internacional.

“Trump decretou uma perseguição financeira contra a Venezuela, agora a Constituinte tem que defender a Venezuela”, disse ele. Nos últimos meses, o governo americano determinou sanções contra vários venezuelanos e emitiu duros pronunciamentos contra a administração de Maduro, que classifica como “ditadura”.

Por enquanto, no entanto, o Tesouro americano segue sem aplicar sanções diretas ao setor petroleiro, núcleo da economia venezuelana, como a proibição da importação de petróleo.

*Deixe o Portal Amazônia com a sua cara. Clique aqui e participe.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Povo Juma luta para sobreviver em meio a invasões e desmatamento no sul do Amazonas

Avanço do desmatamento na região preocupa indígenas Juma, que quase foram exterminados em 1964.

Leia também

Publicidade