FPF Tech realiza cursos utilizando recursos da Lei de Informática para capacitação de profissionais do PIM

Os cursos estão sendo ministrados no âmbito do Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos (PPFRH), que tem como principal objetivo a formação de recursos humanos em competências que apoiem a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

A indústria 4.0, ou fábrica inteligente (Smart Manufacturing), tem sido caracterizada por tecnologias disruptivas e pela convergência das tecnologias da informação, comunicação e automação, que possibilitam, por exemplo, a interconexão entre máquinas e dispositivos e a virtualização das plantas fabris, por meio da utilização de recursos sofisticados para a sua gestão.

FPF Tech. (Foto:Divulgação/FPF Tech)

Antenada às necessidades do mercado, a FPF Tech criou o Programa de Capacitação Profissional para o Novo Ciclo da Produção Industrial, concebido na linha do projeto estruturante estabelecido pelo PPFRH, com o objetivo de capacitar profissionais em conhecimentos voltados às indústrias e empresas, no novo ambiente da Indústria 4.0.

Os cursos oferecidos apoiam iniciativas que tornam as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e dos demais segmentos mais produtivas e inovadoras, além de consolidar novos conhecimentos na região.

Processo de inscrição

O processo de inscrições para os cursos no âmbito do PPFRH possui regulamentação própria. Em geral, esses cursos são financiados por meio dos recursos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico), realizados nas grandes áreas para formação de recursos humanos, e visam preparar, prioritariamente, os funcionários das empresas para atuar no ambiente da Indústria 4.0. Havendo disponibilidade, são abertas vagas para a comunidade, desde que cumpridos os critérios a serem divulgados e os pré-requisitos mínimos estabelecidos para cada curso.

Todos os cursos são presenciais e a maior parte deles está sendo realizada na FPF Tech. Apenas alguns cursos específicos serão realizados nas empresas participantes.

A importância de se investir na qualificação profissional

De acordo com Niomar Lins Pimenta, engenheiro eletricista que atua na área educacional da FPF Tech, esses cursos podem ajudar muito na qualificação dos profissionais da indústria de Manaus, pois todos estão sendo ministrados por excelentes profissionais. “É relevante ressaltar a transferência da experiência e do conhecimento acumulado pela FPF Tech, ao longo dos seus 21 anos de existência, para a comunidade. A maneira mais adequada para isso é por meio da qualificação profissional”, Niomar ressaltou.

“Os profissionais que ministram os cursos, além de possuírem capacidade didática, também atuam nas áreas. Busca-se, dessa forma, a associação do binômio teoria + prática, ou, em uma frase, mãos na massa. Todos os cursos ministrados pela FPF Tech possuem essa mesma filosofia didática”, finalizou.

A realização dos cursos conta com o apoio do CAPDA, da SUFRAMA e do MDIC, que conceberam e são os responsáveis pelo PPFRH. Além destes, também se destacam a Fundação Muraki, que é a coordenadora do PPFRH, e as empresas que investem seus recursos de P&D no Programa.

Cada curso terá uma turma constituída por 40 (quarenta) alunos, beneficiando 160 pessoas profissionais de diversas empresas do Polo Industrial.

Portfólio de cursos da FPF Tech no âmbito do PPFRH

Segue abaixo o portfólio de cursos da FPF Tech, no âmbito do Programa Prioritário de Formação de Recurso Humanos, disponível no site da Fundação Muraki, Coordenadora do PPFRH.

Cursos de Tecnologia

Carga Horária (horas)

1

Automação Industrial

60

2

Big Data

80

3

Computação em Nuvem

60

4

Desenvolvimento de Software

200

5

Inovação com Design Thinking

32

6

Inteligência Artificial

60

7

Interfaces Homem Máquina – IHM

40

8

Internet das Coisas – IoT

60

9

Realidade Virtual e Aumentada

60

10

Segurança Cibernética

30

11

Sistemas Embarcados

60

12

Técnicas de Simulação

60

Cursos de Gestão da Produção

Carga Horária (horas)

1

Enterprise Resource Planning (ERP)

60

2

Gestão Ágil de Projetos para a Manufatura 4.0

40

3

Integração de Sistemas de Manufatura

30

4

Introdução à Manufatura Avançada

30

5

Produção Enxuta para a Indústria 4.0

40

Curso Geral

Carga Horária (horas)

1

Conceitos Básicos da Indústria 4.0

30

Cursos de Metodologia Seis Sigma

Carga Horária (horas)

1

Ferramentas de Gestão A Metodologia Seis Sigma

100

2

Programa de Gestão Avançada da Manufatura 4.0

200

3

A Metodologia Seis Sigma Aplicada em Projetos Industriais Avançados

220

Para mais informações sobre os cursos, entre em contato pelo número 2123-9728.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Jamary’: premiado curta amazonense terá versões para TV e cinema

A produção do curta-metragem 'Jamary' teve início em 2020, quando Begê Muniz foi contemplado com o Edital Conexões Culturais Manaus - Lei Aldir Blanc.

Leia também

Publicidade