Idesam divulga lista de vencedores da edição açaí do prêmio Elos da Amazônia

Entre os premiados estão três projetos do Pará e um do Rio de Janeiro. No total, as premiações somam R$ 30 mil

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) divulgou nesta terça-feira (14) a lista de vencedores do prêmio Elos da Amazônia, que em sua primeira edição traz o tema Açaí. Entre os premiados estão três projetos do Pará e um do Rio de Janeiro. No total, as premiações somam R$ 30 mil.

Em sua primeira edição, a premiação procura iniciativas inovadoras e/ou disruptivas que se proponham a solucionar ou contribuir para o funcionamento efetivo da cadeia produtiva do açaí no Amazonas.

Amplamente conhecido no mercado nacional e internacional, o açaí é considerado uma super fruta por suas propriedades funcionais elevadas e inúmeros nutrientes e fibras. Mas mesmo com todos esses potenciais, o fruto vem enfrentando há anos problemas relacionados às etapas de sua cadeia produtiva, entre eles:

  • Dificuldades para transporte e conservação pelas altas temperaturas e grandes distâncias;
  • Falta de meios de escoamento da produção do fruto;
  • Variações de preço, volume e qualidade;
  • Dificuldades nas relações comerciais entre vendedores e compradores.

1º lugar: Biorefinaria de sementes de açaí

A tecnologia propõe uma solução para o acúmulo e descarte inadequado do principal resíduo gerado pela cadeia produtiva do açaí: as sementes, popularmente denominadas de ‘caroço’.

Vencedora: Ayla Sant’Ana

2º lugar: Café padronizado do caroço de açaí

 O projeto desenvolve um café do caroço de açaí padronizado em laboratório. A tecnologia será aplicada na fábrica modelo Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Belterra (Amabela) e poderá envolver outras comunidades da Amazônia.

Vencedora: Valéria Moura

3º lugar: Revfood – película comestível

Líquido comestível, feio a partir de casca, talo e caroço de frutas, que ao ser despejado sobre a superfície de alimentos forma uma película comestível capaz de prolongar o tempo de prateleira dos alimentos. A tecnologia poderá ser aplicada no açaí. 

Vencedor: Jonas Silva

4° lugar: Debulhadora automatizada sustentável

Tecnologia inovadora desenvolvida pela equipe Caaetécatu que busca solucionar um dos problemas da cadeia do açaí: o trabalho infantil na etapa de debulha do fruto.

Vencedor: Leandro Santos

O prêmio

O Prêmio Elos da Amazônia 2021 – Edição Açaí é um evento nacional e online, realizado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) e Impact Hub Manaus, com o apoio da rede Uma Concertação pela Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Estudante paraense busca melhoramento genético do cupuaçu cultivado na Colômbia

Segundo Maria Isabel, a maior diferença entre o cupuaçu cultivado na Colômbia para o fruto produzido na região norte brasileira está nos processos de melhoramento que já foram desenvolvidos no Brasil. 

Leia também

Publicidade