O caldo é feito com a goma da mandioca, jambu, camarões e tucupi, além de ser temperado com alho, sal e pimenta.
O tacacá, famosa iguaria da culinária nortista, tem feito sucesso muito além da Amazônia. E essa fama só aumenta. Além de ter sido a comida mais procurada no Google em 2023, o tacacá entrou para a lista das melhores sopas do mundo, segundo o site TasteAtlas, uma plataforma especializada em gastronomia. Na lista das 100 melhores sopas do mundo, o tacacá é o representante brasileiro melhor classificado, ficando com a 25ª colocação.
Recentemente, o tacacá ganhou reconhecimento nacional através da música ‘Voando Pro Pará’, da cantora Joelma. “Eu vou tomar um tacacá. Dançar, curtir, ficar de boa” é a primeira estrofe do canção, que foi lançada em 2016, mas voltou a “viralizar” em 2023 nas redes sociais, algo que gerou diversos memes. A música inclusive ganhou versões em diferentes línguas.
Leia também: “Eu vou tomar um tacacá”: comida típica da Amazônia é a mais procurada no Google em 2023
Culinária indígena
O tacacá é uma iguaria típica da região amazônica. A receita, originária dos indígenas paraenses e derivada de um tipo de sopa denominada “mani poi” é muito popular nos estados do Acre, Pará, Rondônia, Amapá e Amazonas.
O caldo é feito com a goma da mandioca, jambu, camarões e tucupi e temperado com alho, sal e pimenta. É servido em cuias, utensílio muito usado na culinária regional.
Confira abaixo a receita dessa iguaria:
Ingredientes
2 litros de tucupi
2 maços de jambu
500g de goma de tapioca
500g de camarão seco
1 cebola em pedaço
5 pimentas de cheiro
1 maço de chicória
Sal a gosto
5 dentes de alho
1 maço de cebolinha picada
Modo de preparo:
Coloque o tucupi para ferver, depois de levantar fervura comece a colocar a pimenta de cheiro, a cebola, a chicória, a cebolinha e o alho;
Deixe ferver mais um pouco. Enquanto isso, prepare a goma de mandioca;
Coloque mais ou menos um litro de água numa panela e ponha no fogo. É preciso derreter a goma em um copo com água antes de jogá-la na panela. E só um detalhe: não pode parar de mexer. Em poucos segundos a mistura engrossa e fica nessa consistência liguenta;
Deixe descansando e siga novamente para o caldo do tucuxi;
Desligue o fogo e bata uma parte dele no liquidificador com as verduras todas, depois devolva à panela e misture.
Por fim, é só colocar as folhas de jambu e servir com os acompanhamentos, como o camarão e a cebola picada.