Conheça uma PANC medicinal anti-inflamatória e desintoxicante: o espinafre-amazônico

O Espinafre-amazônico é uma planta Pantropical  conhecida em alguns estados na Amazônia como 'orelha de macaco' ou 'cuia mansa'.

Foto: Reprodução/Youtube-Sítio PANC

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são plantas que não costumamos consumir regularmente, como a alface, por exemplo, facilmente encontrada em mercados. Algumas delas possuem alto valor nutricional e até propriedades medicinais que ainda foram pouco difundidas.

Por isso, as PANC podem diversificar a alimentação, enriquecendo o cardápio brasileiro, mas também possuem o potencial de auxiliar na saúde. Elas são exemplo de alimento natural que pode se tornar fonte de renda para produtores, principalmente da agricultura familiar. 

Um das plantas que tem ganhado evidência não só pelo sabor, mas por ser uma uma PANC medicinal anti-inflamatória e desintoxicante, é o espinafre-amazônico (Alternanthera sessilis), da família Amaranthaceae. PANC rica em fonte de nutrientes e fácil de cultivar, pode ser explorada como um cultígeno (espécie domesticada cuja origem é desconhecida por não se ter registro de ocorrência de seu ancestral silvestre).

Foto: Reprodução/Youtube- Sítio PANC

O mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e doutor em fitotecnia, Valdely Kinupp, conta que a planta pode ser usada como chá calmante, para alívio da dor de cabeça e catarata.

Mas o espinafre-amazônico também tem ganhado destaque por sua versatilidade na cozinha. 

Foto: Reprodução/Youtube- Sítio PANC

Saiba como identificar essa planta e cultivar de forma sustentável: 

Vídeo: Reprodução/Youtube-Sítio PANC




Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade