Morango do amor de açaí: rondoniense mistura doce do momento com fruta da Amazônia; Receita

O novo doce do momento é o morango do amor, uma receita inspirada na tradicional maçã do amor que está bombando nas redes sociais

Ingredientes do morango do amor — Foto: g1 RO

O novo doce do momento é o morango do amor, uma receita inspirada na tradicional maçã do amor que está bombando nas redes sociais e esvaziando estoques em Porto Velho. Diversos tutoriais da sobremesa tomaram conta do feed dos internautas e despertaram a curiosidade de uma rondoniense, que decidiu inovar com uma iguaria da Amazônia: o “morango do amor de açaí”.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Morango do amor de açaí
Ingredientes do morango do amor — Foto: g1 RO

Leia também: Sushi de tambaqui: empreendedor de Rondônia usa peixe amazônico em receita japonesa

Elaine da Silva, de 28 anos, é empreendedora há três anos em Porto Velho e trabalha com comidas típicas da região Norte e doces de aniversário por encomenda. A ideia de testar o morango do amor surgiu por acaso, quando uma amiga comentou que estava com vontade de experimentar o doce.

“Eu só via o povo falando do morango do amor na internet. Um dia mandei mensagem para minha amiga dizendo que ia comprar os ingredientes pra gente testar. Se desse certo, eu colocaria pra vender”, relembra Elaine.

O teste deu tão certo que, logo em seguida, Elaine anunciou a novidade em seu estabelecimento. O sucesso foi imediato. Com o passar dos dias, ela passou a inovar ainda mais, lançando sabores como maracujá, pistache e chocolate. Mas foi a versão regional que mais chamou atenção: o morango do amor de açaí.

“Estávamos conversando sobre sabores que combinariam com o morango e pensamos no açaí. Eu já tinha comido brigadeiro de açaí e sabia que ia dar certo”, conta.

Ingredientes do morango do amor — Foto: g1 RO

A receita é recente e segue a base tradicional: o morango é coberto por uma generosa camada de brigadeiro. O diferencial está no recheio, feito com açaí puro, o que confere um sabor único e marcante à sobremesa.

Com as novas opções no cardápio, Elaine tem recebido vários feedbacks positivos sobre suas criações. Os queridinhos do momento são o tradicional e o de doce de leite, mas ela garante que o sabor de açaí também deve conquistar o paladar dos rondonienses. A empreendedora ainda encoraja todos a testarem fazer.

“É uma combinação perfeita. Se quem testar e não conseguir, não se desespere. Basta tentar de novo que vai dá certo”

Ingredientes do brigadeiro de açaí

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de açaí grosso
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 caixa de creme de leite

Em uma panela, misture todos os ingredientes. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até levantar fervura. Após ferver, cozinhe por mais 10 minutos ou até atingir ponto de brigadeiro mole. Transfira para um refratário e deixe descansar por pelo menos 4 horas até esfriar completamente.

Lave e seque bem os morangos (lembre-se de retirar e guardar os talos). Em seguida, envolva cada morango com o brigadeiro. Depois de moldá-los, espete um palito em cada um, ele servirá de base para mergulhar o doce na calda.

Morango do amor de aça — Foto: g1 RO

Ingredientes da calda

  • 2 xícaras (chá) e meia de açúcar
  • 1 xícara (chá) e meia de água
  • 2 colheres (sopa) de vinagre
  • 10 gotas de corante alimentício em gel vermelho

Misture o açúcar, a água, o vinagre e o corante vermelho em uma panela. Misture tudo antes de ligar o fogo e cozinhe sem mexer até atingir o ponto de bala dura (cerca de 20 minutos).

Com a calda pronta, mergulhe cuidadosamente cada morango revestido com brigadeiro. Escorra o excesso e coloque os doces sobre uma superfície untada ou antiaderente para secar. Quando estiverem secos, retire os palitos e recoloque os talos dos morangos.

*Por Marcos Miranda, Bruno Erpídio, g1 RO e Rede Amazônica

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

3 locais que protegem documentos históricos do Amazonas

Manaus, Tefé e Parintins são cidades que se destacam no Amazonas em relação às suas preservações históricas. Confira um pouco do que cada uma delas guarda sobre sua própria história:

Leia também

Publicidade