Já provou doce de jambo? Aprenda uma receita de compota de jambo com canela

A compota pode ser servida pura ou com creme de leite. A canela pode ser substituída por cravo ou ainda por coco ralado.

Robusta e suculenta. Essa são apenas duas das inúmeras qualidades do jambo, uma fruta da casca vermelha e sabor inconfundível. Ela pode ser consumida in natura ou em forma de compotas e geleias. Ao adicionar outros ingredientes, como a canela, é possível deixar o sabor da fruta ainda mais evidente.

As frutas mais indicadas para o doce são as de menor tamanho, pois são mais firmes. “Os frutos maiores são moles e desmancham na hora de cozinhar”, destaca a cozinheira Maura Rodrigures, de Vilhena (RO), que ensina a preparar uma compota de jambo-rosa com canela. Veja o passo a passo:

Foto: Dennis Weber/Rede Amazônica

Ingredientes: 

500 gramas de jambos maduros pequenos
3 xícaras de açúcar
2 xícaras de água
1 pau de canela

Modo de preparo: 

As frutas devem ser higienizadas, retirando o ‘cabinho’ e parte inferior do jambo. Em seguida, os frutos devem ser furados com um garfo, para que a calda entre com maios facilidade. Para fazer a calda, coloque a água e o açúcar na panela. Leve ao fogo e deixe cozinhar até levantar fervura, dando o ponto de calda rala.

Após levantar fervura, coloque os frutos e a canela dentro da calda e deixe cozinhar por aproximadamente meia hora, ou até a calda engrossar. Desligue o fogo, espere esfriar e sirva.

A compota pode ser servida pura ou com creme de leite. A canela pode ser substituída por cravo ou ainda por coco ralado.  

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Riqueza botânica do Parque Estadual da Serra dos Martírios é registrada em livro 

O livro é fruto do trabalho de sete pesquisadores do Ideflor-Bio, da Embrapa Amazônia Oriental e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Leia também

Publicidade