A chef de cozinha Geane Gomes foi eleita uma dos principais chefs de cozinha do Amapá e vai passar a representar o estado em eventos gastronômicos pelo país. Ela foi a vencedora do Chef de Talento 2019. O concurso é uma disputa de pratos e destaca o profissional da gastronomia do ano.
Após vencer o certame, ela será indicada para representar o estado no prêmio Dolmã, o maior da gastronomia brasileira. O concurso foi realizado no domingo (2), no último dia do 14ª Festival Brasil Sabor, em Macapá.
Geane apresentou e defendeu o prato “Pirapitinga no molho de manteiga com pirão de pitú na emulsão de ervas e tucupi”, diante de cinco jurados e do público, e deveria seguir o tema do concurso, “Resgates da Culinária Amapaense”.
Além da criação de Geane, também foi apresentada a receita “Carneiro com risoto de laranja amazônico”. Para avaliar as receitas, os jurados tiveram como alguns dos quesitos a apresentação, a harmonização e o paladar. Os pratos, de própria autoria, foram preparados no momento da competição.
A vencedora é bacharel em direito e apaixonada pela arte da gastronomia. Começou na arte de cozinhar produzindo receitas e pratos em casa, recebendo amigos. Ela decidiu, portanto, investir na carreira profissionalmente. Atualmente ela faz um curso em uma escola internacional de culinária, em São Paulo, e comanda um restaurante inaugurado em Macapá em 2018.