Culinária amazonense ganha espaço no cardápio de voos internacionais

Nos próximos três meses, prato que faz parte da gastronomia no Amazonas fará parte da promoção de viagens ao Estado. 

A estrela da culinária amazonense, o filé de pirarucu, vai estar presente em novos destinos a bordo de voos internacionais. A companhia aérea Latam anunciou que, a partir deste mês de agosto, o prato amazonense integrará o cardápio das refeições de voos internacionais. De acordo com dados da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), nas pesquisas realizadas pelo órgão, a culinária amazonense alcança 95% de aprovação entre os turistas.

O prato amazonense acaba de estrear no cardápio e é servido em todas as cabines e decolagens do Brasil nos voos internacionais com mais de sete horas de duração. O presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, comemorou a projeção da culinária amazonense, por meio dos voos internacionais da Latam.

“Sabor único. Quem prova um prato do Amazonas, um peixe nosso, nunca mais esquece, pois é uma culinária ancestral e de interesse dos turistas que nos procuram. O resultado é a aprovação da culinária amazonense que chega a 95%, o que é muito expressivo. Para nós é motivo de orgulho ter essa parceria com a Latam, a ponto de escolherem um prato tão emblemático da nossa culinária para compor o cardápio”, 

disse Sampaio.

Foto: Divulgação/Amazonastur

Batizado de ‘Amazônia Encantada’, o prato é assinado pela chef Débora Shornik, uma paulista apaixonada pelo Amazonas, que está à frente do Caxiri, estabelecimento que tem vista do Teatro Amazonas, no Centro da capital Manaus.

A chef também é responsável pelo cardápio do restaurante flutuante Flor do Luar, em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), e serve culinária amazônica com ingredientes orgânicos de famílias produtoras, além de peixes locais como pirarucu, tambaqui e matrinxã. 

Ambos estabelecimentos são regularizados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, operado no Estado pela Amazonastur.

Sabor à brasileira 

Desde o início do ano, a companhia aérea informa que tem empoderado chefs mulheres de diferentes regiões do Brasil por meio de seu programa ‘Sabor à Brasileira’.

Conforme a Latam, a ‘Amazônia Encantada’ da chef Débora Shornik é o terceiro capítulo do programa. No caso do Brasil, reforça a sua brasilidade e está vinculado diretamente ao ‘Sem Fronteiras’, a assinatura de marca da companhia. 

A série apresenta um novo prato signature a cada três meses, sempre assinado por uma chef de uma região do Brasil.

Foto: Divulgação/Amazonastur

“Fico muito orgulhoso de anunciar a terceira chef deste projeto tão especial, que além de abrir espaço para mulheres fantásticas, está sendo muito bem recebido pelos nossos passageiros”, destacou o vice-presidente de Clientes do Latam Airlines Group, Paulo Miranda. 

Sobre o Prato

A Amazônia Encantada é um prato que tem como destaque o pirarucu grelhado, servido com legumes da estação, feijão manteiguinha, creme especial e farofa de especiarias amazônicas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade