Creme de avelã da Amazônia? Empresário de Manaus desenvolve pasta de tucumã

Pães, tapiocas e torradas. A pasta de tucumã combina com uma variedade de alimentos, inclusive, em drinks

O tucumã é uma fruta da Amazônia que é utilizada como alimento e para tratar doenças uma série de doenças, pois é rica em ômega 3, além das vitaminas A, B1 e C. Em Manaus, o engenheiro de alimentos, Rafael Cintra, teve a ideia de otimizar o uso do fruto e desenvolveu a pasta de tucumã.

De acordo com Cintra, a ideia surgiu ainda na faculdade, quando ele e os colegas, Daniel Monteiro e Marcos Antônio, tiveram a disciplina ‘Projetos e Planejamentos’. A partir disso, o trio desenvolveu um modelo de negócio que pudesse atender alguma necessidade da região.

Foto: Divulgação

“Pensamos em um alimento que é muito consumido pelo manauara, que é o tucumã. Então, pesquisamos por maneiras de deixá-lo mais prático, porque, geralmente, as pessoas utilizam as lascas do fruto para dar um sabor regional aos alimentos. Depois de alguns testes chegamos à pasta de tucumã”, explicou o engenheiro.

Para divulgar o produto, Cintra e seus amigos criaram a marca “Muiraka Alimentos”, que começou as atividades em 2019, porém, precisou entrar em hiato devido ao novo coronavírus. “Paramos por um tempo, mas retornamos em maio deste ano e faz, mais ou menos, dois meses que estamos vendendo o creme”, contou Cintra.

Foto: Divulgação

O processo de produção do creme é feito de forma gradual, mas pensado para ser duradouro. Em primeiro lugar, a equipe de Cintra recebe um carregamento de tucumã descascado. Depois, o fruto passa por um processo de apuração, selagem, rotulagem e refrigeração.

Pães, tapiocas e torradas. O creme de tucumã combina com uma variedade de alimentos. A ideia é que o creme funcione como a manteiga do amazônida. Além das combinações básicas, o creme de tucumã já foi utilizado em pizzas, quiches, bolos e drinks. 

Cada pote de creme de tucumã custa R$ 25. O cliente pode pegar no ponto de retirada localizado na Rua Santa Viviana, 28 – Coroado.E, também, pedir pela modalidade delivery através do telefone (92) 99532-7701 (os moradores dos bairros Coroado e Ouro Verde não pagam frete).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade