Confira a receita do “quibe acreano”, uma das principais iguarias do Acre

Conhecido por outros nomes à depender do Estado, essa receita é popular na região amazônica. 

Originário do Oriente Médio, o quibe é um prato típico da região dos países árabes. O seu preparo mais comum é uma massa de carne moída e trigo tabule, recheada originalmente com carne de carneiro e ervas. O quibe é um prato popular também na América do Sul onde foi introduzido pelos imigrantes sírio-libaneses. O quitute foi incorporado à gastronomia acreana com mudanças bastante significativas no seu preparo, como a massa de macaxeira, raiz bastante consumida em toda a Amazônia.

Mas a criatividade e paladar do acreano foi além: o arroz também pode substituir a tradicional massa do quibe. Em outros Estados o quibe de macaxeira é conhecido como croquete de carne, mas em qualquer lanchonete e restaurantes do Acre os quibes de macaxeira e de arroz são sempre uma ótima pedida.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica AC

Quer saber mais sobre essa iguaria da culinária acreana? Confira a receita dos quibes de macaxeira e de arroz da Dona Marilda, que faz essas delícias há 20 anos em uma lanchonete no Centro de Rio Branco.

Massa 

1 ½ kg de macaxeira

manteiga ou três colheres de óleo

sal a gosto

*recheio de sua preferência

Modo de preparo

Para o preparo é necessário cozinhar a macaxeira e adicionar sal a gosto. Depois de escorridas e ainda quente, deve-se amassá-las com um garfo ou moedor, adicionando manteiga ou óleo para dar consistência. Depois de bem amassada, faça bolinhos com as mãos e um furo no meio para colocar o recheio de sua preferência.

Depois de fechados, pode empaná-los na farinha de rosca ou trigo. Uma dica antes de fritar os quibes é levá-los ao congelador durante 15 minutos e depois fritá-los em óleo bem quente até dourar.

Outra dica importante é para quem quer levar os tradicionais quibes de macaxeira do Acre para outros lugares. A dica da Dona Marilda é enrolar os quibes ainda crus, um a um, em papel laminado e congelar. Os quitutes podem durar até sete dias quando bem acondicionados.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Artigo 250. Qual é o sentido?

Em muitos momentos, senti um grande prazer em escrever. Isto ocorreu todas as vezes em que me senti plenamente conectado, como se estivesse apenas digitando algo que vem de algum lugar.

Leia também

Publicidade