Amazônia Legal conta com apenas 24 cachaçarias registradas, mostra Anuário da Cachaça

Na Região Norte o número é bem pequeno: apenas nove estabelecimentos registrados. Esse número só aumenta quando se leva em consideração a Amazônia Legal.

O número de municípios brasileiros com pelo menos uma cachaçaria registrada cresceu no ano passado, segundo o Anuário da Cachaça 2021, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo o levantamento, a quantidade de municípios passou de 586, em 2020, para 611 em 2021.

A Região Sudeste domina a produção de cachaça, com 620 cachaçarias que representam 66,2% do total no país, e, seguindo o cenário contrário, na Região Norte o número é bem pequeno: apenas nove estabelecimentos registrados. O número só aumenta quando se leva em consideração a Amazônia Legal: dos nove Estados, sete possuem registros e o número de cachaçarias sobe para 24.

Foto: Reprodução/Anuário da Cachaça

As unidades da Federação na região que se mantiveram com o mesmo número de cachaçarias foram: Acre (1), Amazonas (1) e Rondônia (1). Amapá e Roraima não apresentaram registros de estabelecimentos de cachaça.

Da região, destaca-se a contribuição do Pará, que foi o Estado com maior aumento relativo em número de estabelecimentos – a abertura de duas novas fábricas representou um aumento 66,7% em relação ao ano anterior.

Em relação aos municípios, destacam-se também Acrelândia (AC), Rio Preto da Eva (AM) e Porto Nacional (TO), que abrigam a única cachaçaria registrada nas suas respectivas Unidades da Federação.

Para o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, o anuário é importante para ajudar a estruturar a cadeia da bebida. “Essa cadeia, que é tão antiga, carecia de uma estruturação. Não há setor que avance se não houver uma organização”, disse. Ele também destacou a importância de ampliar o reconhecimento internacional da cachaça. 

A exportação brasileira de cachaça cresceu 29,5% no volume exportado, 7.221.219 litros, e 38,4% no montante de exportações, US$ 13.178.050, em relação ao ano anterior. Em 2021, a cachaça foi exportada para 67 países, sendo o Paraguai e a Alemanha os principais destinos.

A cachaça é um produto típico brasileiro, por isso não há importação deste produto. Confira o anuário na íntegra:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rio Negro está a menos de um metro de bater seca recorde de 2023 em Manaus, aponta Defesa Civil

Manaus está em situação de emergência por conta da seca do rio, que tem mais de 1,7 mil quilômetros de extensão e é um dos principais afluentes do Rio Amazonas.

Leia também

Publicidade