XTERRA Amazônia reúne mais de 600 atletas em Iranduba, no Amazonas; Veja

A quinta etapa do XTERRA, considerado o maior festival de esportes outdoor do Brasil, foi realizada no último sábado (26) na Vila de Paricatuba, município de Iranduba, na região metropolitana de Manaus.

O evento realizado com o apoio da Fundação Rede Amazônica terminou em grande estilo, reunindo mais de 600 atletas, entre profissionais e amadores, que desafiaram seus limites em um cenário único, cercado pela natureza exuberante da Amazônia, com matas, rios e toda a sua biodiversidade.

O primeiro desafio foi o triatlo, uma prova combinada de natação, ciclismo e corrida realizada em trilhas e percursos naturais, onde os atletas demonstraram toda sua determinação e capacidade de superação. Entre eles estava Alessandra Dias, triatleta de Brasília, que superou as adversidades antes da competição e conquistou o primeiro lugar no pódio.

“Para mim é muito emocionante, a minha bisavó é indígena, então para mim estar aqui é resgate das minhas raízes. Eu recebi uma notícia antes da prova que um amigo meu, atleta de highline, Gustavo Guimarães, e eu dedico essa vitória para ele”, destacou, Alessandra Dias, triatleta de Brasília.

Alessandra Dias, campeã XTerra Amazônia 2025 — Foto: Larry Wilcox/ Rede Amazônica

Outras disputas

Além do Triathlon, o circuito contou com as provas do Trail Run, corrida em trilha com trajetos de 21 km, 10 km e 5 km, passando por terrenos acidentados e contato direto com a floresta. Cleomes Almeida, morador de São Paulo, ficou em segundo lugar e exaltou o feito, mesmo com as dificuldades impostas pelo forte calor na hora da prova.

“Teve um momento que pensei que eu iria ter uma insolação, o calor estava demais, mas ainda assim consegui segurar um pouco, mantive o psicológico alinhado com o corpo, dei uma soltada com um sprint final e deu certo, cheguei em segundo lugar, destacou, Cleomes Almeida, segundo lugar na modalidade Trail Run.

Cleomes Almeida, segundo lugar XTerra – Trail Run — Foto: Larry Wilcox/ Rede Amazônica

Além disso, o Xterra Amazônia também incluiu as provas na modalidade Swim Challenge, uma competição de natação em águas abertas realizada nos rios da região, além das novidades como o XTerra Kids e o Super Kids, provas adaptadas para crianças, com percursos e atividades recreativas.

Próximos passos

Após a competição em Iranduba, o XTERRA chega a Caraguatatuba entre os dias 15 e 16 de agosto. Pelo quarto ano seguido, o maior circuito off-road do mundo retorna ao litoral norte paulista para mais uma edição cheia de desafios e cenários naturais impressionantes.

Com trajetos que passam por praias, trilhas e mirantes de tirar o fôlego, o XTERRA Caraguá é a escolha perfeita para quem busca adrenalina, superação e uma profunda conexão com a natureza. 

*Com informações de Patrick Marques, g1 Amazonas e Kassio Junio, ge Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Zogue-zogue: espécie de macaco que habita o norte do Mato Grosso está ameaçada de extinção

Com peso inferior ao de um gato doméstico e pelagem marcada por tons alaranjados na barba, o zogue-zogue perdeu mais de 40% de seu habitat original.

Leia também

Publicidade