Saiba quem é Dedé Parente: Mestre da culinária e embaixador do “Amazônia Que Eu Quero”

André Parente, mais conhecido como Chef Dedé, é um dos nomes mais respeitados da culinária brasileira contemporânea. Reconhecido por sua criatividade e dedicação à gastronomia, Chef Dedé é o responsável pelo cardápio de todas as unidades de uma rede de restaurantes que se espalha por quatro estados brasileiros. Sua trajetória de sucesso começou de maneira humilde, com uma pequena barraca de pastel em Manaus, em 1991.

“O Chef Dedé é um exemplo de como a paixão, a inovação e o compromisso com a cultura local podem transformar uma pequena barraca de pastel em um império gastronômico. Seu trabalho não apenas eleva a culinária amazônica a novos patamares, mas também contribui para a valorização e desenvolvimento da nossa região.” destacou Débora Holanda, coordenadora do Amazônia Que Eu Quero.

O início modesto não impediu que o embaixador alcançasse grandes feitos na gastronomia. Sua paixão pela cozinha e seu talento nato foram rapidamente reconhecidos, levando-o a expandir seu negócio e a fundar um dos maiores grupos de restaurantes do Amazonas. Hoje, o grupo inclui quatro marcas de restaurantes que oferecem experiências gastronômicas únicas e autênticas, baseadas na rica cultura e nos ingredientes da Amazônia. Em 2018, Chef Dedé foi laureado com o Prêmio Dólmã, um dos maiores reconhecimentos da culinária brasileira, consolidando seu nome no cenário nacional. Este prêmio é um testemunho de sua habilidade excepcional e do impacto significativo que ele teve na gastronomia do país.

“Sua história é uma prova de que, com determinação e criatividade, é possível transformar sonhos em realidade, criando um legado duradouro que beneficia tanto a economia quanto o meio ambiente.”, destacou Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação Rede Amazônica.

Além de seu sucesso empresarial, Chef Dedé é um dos embaixadores da nova temporada do projeto “Amazônia Que Eu Quero”. Com uma visão empreendedora e um talento incomparável, Chef Dedé continua a encantar paladares e a promover a culinária amazônica pelo Brasil.

“Para mim é uma grande alegria ser embaixador desse projeto e só me dá mais responsabilidade de estar fazendo e lutando pelo nosso desenvolvimento, pelos nossos interesses, principalmente pelo povo ribeirinho. Para quem é fã do Amazônia Que Eu Quero, eu convido a vocês para incentivar a nossa cultura, divulgando. Porque divulgar a nossa Amazônia é uma obrigação de toda nação amazônica, de cada aqui desse planeta chamado Amazônia.”, destacou o embaixador.

No próximo dia 11 de julho, a cidade de Manaus recebe o terceiro painel da nova temporada do programa “Amazônia que Eu Quero”. O painel tem como tema a “Bioeconomia: soluções inovadoras para a Amazônia”, o evento acontece dia 11 de julho no auditório Dr. Eurípedes Ferreira Lins, na sede do SEBRAE/AM, localizado na Avenida Leonardo Malcher, 924 – Centro de Manaus e será transmitido ao vivo pelo G1 Amazonas.

Sobre o Amazônia Que Eu Quero:
Concebido em 2018, o Programa ‘Amazônia Que Eu Quero’ é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e Grupo Rede Amazônica que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população, por meio de câmaras temáticas estabelecidas pelo programa, como foi o caso da edição de 2023, que discutiu três eixos centrais Educação, Turismo e Conectividade no contexto Amazônico.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisas apontam como a pandemia de Covid-19 afetou Feiras Livres na Amazônia

Lívio Claudino aponta que um dos problemas que se agravaram foi o abastecimento para os pequenos comerciantes, como os feirantes e ambulantes que comercializam verduras e similares.

Leia também

Publicidade