Rede do Bem: Unidos pela Amazônia intensifica ajuda na região com doação de purificadores de água em Lábrea

Nesta segunda-feira (17), a campanha Unidos pela Amazônia, realizou a doação de cestas básicas, água, refeições nutritivas desidratadas e filtros com capacidade para purificar até 10 mil litros de água por dia em três comunidades do município de Lábrea no Amazonas. O objetivo principal da campanha é apoiar as comunidades que enfrentam escassez de recursos causada pelos impactos da estiagem, que começou antes do previsto e foi mais severa.

“Ficamos muito felizes em participar dessa ação, que leva apoio direto para a população e também vai contribuir significativamente para o desenvolvimento da região, promovendo um impacto positivo a longo prazo”, destacou Mariane Cavalcante, diretora executiva de uma das instituições envolvidas na campanha.

O purificador torna a água não tratada em água própria para consumo humano, retirando impurezas e impedindo a proliferação de doenças. O transporte dos filtros de São Paulo até Manaus foi realizado com o apoio de uma companhia aérea, que disponibilizou sua infraestrutura para viabilizar a operação.

“No momento em que vivemos a pior seca da história da Amazônia, a campanha agradece a cada um dos doadores, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. De pequenos valores a filtros purificadores que ajudarão populações de cidades inteiras, os resultados são impactantes. Mas não podemos esmorecer: os esforços não acabam por aqui. A campanha continua, assim como a necessidade das pessoas impactadas pela seca”, destacou Rodrigo Baggio, Diretor de Relações Institucionais e Conteúdo da Glocal.

A crise hídrica que atinge o estado do Amazonas foi reflexo do nível de chuvas acumuladas abaixo da média entre novembro de 2023 e março de 2024, que antecipou o período de estiagem e afetou ainda mais os sistemas de abastecimento, transporte aquaviário e logísticos, dificultando a chegada de suprimentos e afetando serviços essenciais como saúde e educação.

“É muito gratificante conseguirmos nessa união de forças levar esses equipamentos para região e ajudar as famílias com um item tão essencial, o acesso à água potável. Mas sabemos que ainda tem muito o que fazer diante da seriedade da estiagem”, afirma Tatiana Monteiro de Barros, presidente do Movimento União BR.

As doações que foram arrecadadas durante a campanha foram destinadas às comunidades mais atingidas, ajudando a aliviar os impactos da seca que compromete o abastecimento de água, a segurança alimentar e a mobilidade fluvial.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Parque das Tribos: o maior conglomerado indígena não aldeado do Brasil

Localizada na Zona Oeste, o Parque das Tribos reúne cerca de 35 etnias na zona urbana de Manaus.

Leia também

Publicidade