Projeto “Consciência Limpa, Recicla Amazônia” reforça a importância da reciclagem e da preservação ambiental com ações em Manaus

A partir da próxima terça-feira (22), a Fundação Rede Amazônica, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, promove uma série de ações educativas em Manaus por meio do projeto “Consciência Limpa, Recicla Amazônia”. A iniciativa tem como objetivo transformar conhecimento em atitude, incentivando práticas sustentáveis e a coleta seletiva entre a população.

“Acreditamos que a educação é a chave para um futuro mais sustentável, e esse projeto tem o papel de despertar a consciência ambiental desde cedo, com atividades que envolvem e impactam positivamente toda a sociedade”, afirma Matheus Aquino, especialista em projetos da Fundação Rede Amazônica.

Com palestras, plantios, circuito Retorna Machine e campanhas educacionais, o projeto mostra que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças — e reforça que preservar a Amazônia é uma responsabilidade de todos nós.

22/04 – Plantio de Mudas

Serão plantadas 50 mudas de árvores nativas da região amazônica em comunidades locais. As regiões foram selecionadas com foco em gerar benefícios para essas comunidades, com acompanhamento do crescimento das mudas por meio de geolocalização. A ação ocorre com o voluntariado de servidores do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, colaboradores do Grupo Rede Amazônica e parceiros convidados pela Fundação. No dia do plantio, a partir das 8h, um ônibus será disponibilizado para os voluntários que participarão da ação no bairro do Puraquequara.

Horário: 8h
Local: Tree Earth
Endereço: Rua São Sebastião, 11 – Puraquequara

23/04 – Palestra na TutiPlast

A partir das 15h, será realizada uma palestra sobre educação ambiental com o CEO da Tree Earth, Vicente Tyno, para colaboradores da TutiPlast. A empresa atua há 30 anos oferecendo soluções de injeção plástica nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Além disso, adota princípios de ESG por meio de projetos que reduzem impactos ambientais, fortalecem comunidades locais e promovem práticas éticas.

Horário: 15h
Local: TutiPlast Indústria e Comércio LTDA
Endereço: Rua Rio Mutuzinho, 948 – Armando Mendes

24/04 – Palestra na Escola Estadual Profª Eliana de Freitas Morais, CMPM 7

A partir das 15h, a palestra sobre educação ambiental será ministrada pelo especialista em gestão de resíduos e criador do Drive Thru Ambiental, Thiago Andrade. A escola desenvolve um programa educacional que abrange desde a gestão eficiente de resíduos até a promoção da diversidade e inclusão por meio de práticas ESG.

Horário: 15h
Local: Escola Estadual Profª Eliana de Freitas Morais
Endereço: Avenida Acácia Negra, 563 – Lago Azul

25/04 – Palestra no Centro Educacional SESC José Roberto Tadros

A partir das 9h, Thiago Andrade realiza mais uma palestra sobre educação ambiental. As escolas do SESC promovem a consciência socioambiental por meio de projetos, atividades e práticas pedagógicas.

Horário: 9h
Local: Centro Educacional SESC José Roberto Tadros
Endereço: Avenida Constantinopla, 288 – Alvorada

25/04 – Palestra na TutiPlast (Filial 02)

Às 15h, Vicente Tyno retorna para uma nova palestra sobre sustentabilidade e educação ambiental na filial 2 da TutiPlast.

Horário: 15h
Local: TutiPlast Filial 02
Endereço: Rua Balata, 3 – Distrito Industrial I

Sobre o Projeto:
Criado em 2003, o projeto Consciência Limpa surgiu com o objetivo de promover ações de conscientização ambiental e limpeza dos igarapés de Manaus, envolvendo sociedade civil e poder público. Em 2013, ganhou reforço com o Pelotão Mirim Ambiental, voltado à formação de jovens como agentes de transformação em suas comunidades.

Em 2023, a Fundação Rede Amazônica ampliou o projeto com uma nova estratégia: nasce o Consciência Limpa – Recicla Amazônia, com foco na reciclagem, educação ambiental e geração de renda para comunidades, fortalecendo a economia circular na região.

Novas ações estão previstas para maio e serão divulgadas em breve pela Fundação Rede Amazônica.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Três Indígenas Yanomami são os primeiros a receberem título de mestre pela Ufam

Os indígenas yanomani realizam a defesa da tese de mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, que teve participação de Davi Kopenawa.

Leia também

Publicidade