Manaus 30º • Nublado
Domingo, 01 Outubro 2023

Meetup Acelera Amazônia: Açaí é destaque em segundo evento sobre inovação em bioeconomia

Manaus (AM)- A base alimentar de muitas famílias do norte do Brasil é o açaí, uma palmeira amazônica com elevado valor nutricional. Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no Pará, o açaí gera renda para 13.000 produtores, envolvendo 300 mil pessoas em sua cadeia em 54 municípios e movimentando cerca de R$ 3 bilhões por ano. A partir deste cenário, o segundo encontro do "Meetup Acelera - edição Bioeconomia" conectará comunidades de inovação, experiências criativas e de negócios no dia 14 de setembro às 15h (BSB), de forma híbrida.

Para o diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam e coordenador do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), Carlos Koury, o evento colabora no debate sobre as agendas prioritárias da região, apresentando soluções e novos projetos para investimento.

"Nesta edição, a cadeia produtiva será o açaí, muito representativa para o norte do Brasil. Ela é uma das poucas frutas da região já posicionada no mercado global. Os agentes de inovação terão espaço para apresentar gargalos e oportunidades, além de boas práticas de produção e produtos de alto valor agregado, que é o caso do Agranus, Terramazonia e Agrosmart", explicou.

 Os eventos acontecem de modo presencial no Impact Hub Manaus, com transmissão feita pela Fundação Rede Amazônica, pelo canal youtube.com/canalfram e Portal G1 Amazonas. As inscrições para participação estão disponíveis em formulário online, no perfil das instituições realizadoras.

Formando negócios, atraindo sócios e vendendo participações

Outra atividade de destaque no evento é o debate com especialistas de mercado e negócios. Em setembro, os convidados serão Lindomar Goes (PRODESC - Tucuju Valley) e Luciana Minev (Singulari Consultoria). E para finalizar, o encontro terá o "Momento Pitchday", espaço aberto para três novos negócios se apresentarem ao ecossistema.

A expectativa é que o evento alcance todos os estados da Amazônia Legal. No primeiro encontro, houve a participação de pessoas do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Rondônia. De acordo com Juliana Teles, co-fundadora do Impact Hub Manaus, a programação foca no engajamento dos negócios amazônicos.

"A diversidade de público neste tipo de evento fortalece o ecossistema e comunidades que trabalham ou possuem interesse em bioeconomia. E um dos encaminhamentos é impulsionar ações colaborativas que projetam acesso ao mercado, por exemplo. Por isso, dedicamos esse espaço para as palestras de instrução com especialistas"

A transmissão online e gratuita do evento também agradou a audiência no primeiro encontro, realizado em agosto. É o que analisa Marcya Lira, Diretora-Administrativa da Fundação Rede Amazônica.

"Disponibilizamos nossos canais com alcance nacional para ampliar essas ações de impacto social, a partir das trocas de conhecimento para os desafios sociais e ambientais da Amazônia. A comunicação tem papel estratégico nessa disseminação de informação para a sociedade civil, que se conecta e forma opinião sobre a bioeconomia amazônica", pontua.

Para 2023, a série de cinco eventos acontece de agosto a dezembro, reunindo representantes de startups, institutos de ciência e tecnologia, academia, governo, empresas e demais atores a fim de impulsionar ações colaborativas e potencializar oportunidades de acesso ao mercado de negócios da Amazônia.

Estão previstos convidados ligados às cadeias da castanha, açaí, pescado, manejo e piscicultura e reflorestamento. Já a programação de palestras temáticas do ecossistema inclui os seguintes assuntos: "Formando negócios, atraindo sócios e vendendo participações"; "Incentivos Suframa para a bioeconomia"; "Unidades de Conservação como Ambientes de Inovação" e "Estratégia de lançamento de produtos oriundos da Amazônia".

O Meetup Acelera – edição Bioeconomia é uma realização conjunta da Fundação Rede Amazônica com o Idesam e o Impact Hub Manaus, que pretende conectar, em cada evento, até 300 pessoas diretamente, sendo 50 de forma presencial e 200 online. 

Faça a sua Inscrição AQUI: https://forms.gle/FQagWvrohQE8uz527

Link para assistir a transmissão: www.youtube.com/canalfram e https://g1.globo.com/am/amazonas/

Para continuar por dentro de todos os detalhes do evento, basta acompanhar as redes sociais: @fundacaoredeam @idesam @impacthubmanaus

Veja mais notícias sobre FRAM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 01 Outubro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/